Tirar a nacionalidade portuguesa foi um processo longo, técnico e bem estruturado, conduzido com o apoio do nosso advogado Vasco Esteves (@vascoestevespt). Um dos melhores na área e que indico de olhos fechados! Extremamente profissional e rápido.

Tudo começou há alguns anos, quando passei a investigar a certidão do meu bisavô português, nascido em Bragança, Portugal. A partir da localização do seu registro de nascimento nos arquivos da paróquia da cidade, em Portugal, consegui obter uma cópia da certidão, que me foi enviada por correio, quando eu ainda morava no Brasil. Guardei essa documentação e, já estabelecida na Espanha, iniciei em 2021 o processo de obtenção da nacionalidade portuguesa, também como uma forma de reconhecer e preservar a minha linhagem familiar.

Depois da análise documental completa solicitada nos cartórios brasileiros, foi possível dar seguimento ao processo de atribuição da nacionalidade da minha mãe, iniciado em 08/04/2021 e concluído em 22/08/2024.

Em seguida, passamos para o meu processo, que foi significativamente mais rápido, sendo concluído em 02/10/2025.

Após a aprovação, é emitida a certidão de nascimento portuguesa, que formaliza juridicamente a nacionalidade.
Na sequência, é necessário tirar dois documentos: o cartão do cidadão, que é o RG português, e, se quiser, o passaporte português.

Nós decidimos tirar diretamente em Portugal, na Loja do Cidadão do Porto em vez de solicitar pelo Consulado de Barcelona e de São Paulo, basicamente porque é muito mais rápido.


Para solicitar o Cartão de Cidadão e, depois, o passaporte português basta ir à Loja do Cidadão, retirar uma senha, na hora, e solicitar o Cartão do Cidadão no balcão de atendimento.

Em pedido urgente pode sair em até 24 horas, o que já te habilita a pedir o passaporte, que também em pedido urgente sai em uns 3 dias.
Embora burocrático, o processo fluiu de forma organizada e segura, demonstrando como um bom acompanhamento jurídico faz diferença em cada etapa dessa trajetória.
E… já que estamos por ali, bem ao lado da Loja do Cidadão está a Padaria Paniprogresso Antas que tem um dos melhores croissants da cidade, aquele português, bem amarelinho, e a torrada da Cafeteria Colombo do Rio de Janeiro! Tem que fazer uma parada obrigatória!

