A melhor forma de percorrer esta de Santiago área é a pé. Basta descer na estação Plaza de Armas e caminhar. As principais atrações estão em volta da praça (o km 0 do país) como o prédio doCorreio do Chile, a Municipalidade de Santiago, a Bolsa de Comercio e a Catedral Metropolitana.
De lá caminhamos até o Paseo Ahumadacom grandes lojas de depratamento como a Falabella, restaurantes e o famoso Café con Piernas.
Pegamos a rua Compañía, localizada no começo da rua Ahumada e no final da Plaza de Armas, e visitamos ex Congresso da República e o Palácio de Tribunais.
A seguinte quadra é o Paseo Huérfanos, que sai no morro Santa Lucía, que é o ponto de referência da conquista espanhola, com antigos torreões e canhões.
Na rua Moneda localiza-se o Palácio de la Moneda, sede do poder executivo.
Programe-se para chegar a tempo para a troca da guarda, um espetáculo com banda e cavalos.Os dias e horário podem ser consultados aqui.
Chegamos até a Plaza de La Constitución, com estátuas de figuras emblemáticas da história republicana nacional; e o Centro Cultural de La Moneda, subterrâneo à praça, que conta com ótimas exibições.
Visitamos a exposição dos Guerreiros de Terracota de Xian originais trazidos da China. Incrível!
Seguimos para o Cerro San Cristóbal, o maior morro da região central, que possui um Santuário à Virgem Imaculada Conceição no topo e vista panorâmica de toda a cidade.
O Cerro fica dentro do Parque Metropolitano que é uma espécie de Parque do Ibirapuera Chileno. É o maior parque de Santiago e possui diversas atrações como bosques, piscinas, trilhas e zoológico.
Na entrada da rua Pío Nono há uma grande praça com um guichê de informações, mapa do local, uma feirinha de artesanatos e entrada para veículos, além da estação do funicular, o principal meio de transporte utilizado para subir o cerro. Também é possível subir a pé e de bicicleta, ou então de carro até uma certa parte. Nós subimos de carro.
Lá no alto a visibilidade geralmente está um pouco ‘embaçada’ devido a grande camada de poluição/ smog que há sobre a cidade.
De lá descemos até Bella Vista, o melhor lugar para comprar as jóias de prata com lapis lázulis, a pedra mais famosa do Chile. São várias lojinhas, uma do lado da outra, é só entrar e pesquisar.
Depois das compras pegamos um táxi para o Mercado Central onde almoçamos Centolla no El Gastón.
Pela principal avenida de Santiago, a avenida Libertador Bernardo O’Higgins ou Alameda chega-se à Providencia, que é um bairro bem comercial e cheio de lojinhas, e em seguida à Las Condes e Vitacura que são bairros nobres com avenidas largas, edifícios modernos e muitos prédios comerciais.
Os dois principais shoppings são o Shopping Parque Arauco e o Shopping Alto Las Condes. Visitamos esse último e achamos os preços muito bons, mas as maiores marcas como Diesel, Adidas entre outras estão no Parque Arauco, que é o maior da cidade.