Cusco · Peru

Peru | Compras em Cusco

O dia amanheceu chuvoso e depois de tomarmos café da manhã no ‘El Corregidor’ ficamos apreciando um pouco a vista esperando a chuva passar.

Vista Plaza de Armas de Cusco
Outro ângulo da Plaza de Armas
Vista da Catedral de Cusco

Como tínhamos fechado o city tour para a parte da tarde, pegamos um taxi (Soles 6) até o Mercado Artesanal (av. El Sol s/nº).  Este é o maior mercado de artesanato de Cusco cujos produtod são vendidos a preços bem mais baixos do que na Plaza de Armas e na saída das atrações turísticas. Há desde objetos de decoração a roupas.

Mercado de Artesanias de Cusco
Peças de Alpaca do Mercado de Artesanias

Depois passamos nas lojas  especializadas em alpaca – Alpaca 3 (Calle Ruinas, 472) e Alpaca Golden (Portal de Panes, 151, Plaza de Armas).

Para quem não sabe a alpaca é um mamífero sul americano parente da vicunha, do guanaco e da lhama. É um pouco menor que a lhama e tem o pelo mais macio e mais longo. É criada no Peru, no Chile e na Bolívia como fonte financeira pricipal para o aproveitamento de sua lã que chega a ter até 22 tonalidades. A alpaca é muito dócil, mas assim como a lhama tem o hábito de cuspir quando se sente ameaçada…

Alpaca

Mas infelizmente, quem quer comprar essas peças, precisa tomar cuidado para não comprar gato por lebre, ou melhor, gato por alpaca.

Existem muitas falsificações de produtos produzidos com lã de alpaca de baixa qualidade e misturada com fibra sintética. Para distinguir basta ir à uma casa especializada e pedir por uma peça de baby alpaca, ou seja, produzida com 100% de lã de alpaca e sentir a textura que é macia como a seda e bem aveludada. Segue um vídeo com a extração de lã das alpacas:

Além disso, esquenta muito porque os pontos artesanais são entrlaçados de maneira a tornar a malha impermeável para proteger do frio e da chuva. O preço também é bem mais alto, cerca de US$70-100 as blusas. Em uma visita que fiz ao povoado de chinchero, tive contato com as bordadeiras que preparam as blusas:

Trançando a lã
Lã de Chinchero secando
presença dos símbolos andinos no bordado

Deixe uma resposta