O café da manhã é uma das minhas refeições favoritas e sempre procuro novos lugares para ir. Nesse domingo fomos conhecer a Le Pain Quotidien que é uma rede belga de padarias recém chegada à São Paulo. A primeira padaria surgiu em Bruxelas, na Bélgica, em 1990 e foi trazida esse ano para o Brasil pelo empresário Ricardo Rinkevicius, dono do famoso restaurante chinês, o Ping Pong sobre o qual escrevi este post aqui. A rede tem mais de 170 lojas no mundo e três em São Paulo: no Itaim, no Shopping Cidade Jardim e a minha favorita na Vila Madalena.
O ambiente é bem hypado e logo na entrada, toda de vidro, está a padaria, com vitrines de pães e doces magníficos. No comando está o padeiro Paulo Konig que prepara as receitas com ingredientes orgânicos em sua maioria. A padaria funciona no sistema take out ou dine in em um ambiente bem acolhedor construído com madeira recuperada e comida servida em embalagens de material ecológico. O público é formado por famílias com crianças e casais em sua maioria inclusive alguns que vão direto da balada, já fica a dica.
Uma das principais caracteristica da rede são as mesas comunitárias (também há mesas privativas) em que se divide geléias orgânicas deliciosas de diversos sabores como damasco, morango e framboesa, mas o ponto alto são os spreads de avelã e chocolate trazidos diretamente da Bélgica. Tem spread só de avelã, de chocolate branco, ao leite e amargo que podem ser consumidos a vontade e sem custo nenhum.
Os pães são outra experiência a parte e essenciais para provar os spreads. São elaborados somente com farinha orgânica, sal e água e assados em forno de pedra. À essa combinação básica são adicionados ora grãos, ora nozes, ora avelã e passas, ora amendôas.
Uma forma de provar um pedacinho de cada um é pedir a cesta de pães orgânicos que vem com uma amostra dos principais pães da casa.
Outro ponto é que as opções de bebidas quentes são servidas em bowls e o destaque vai para o chocolate quente belga que você mesmo prepara com chocolate belga puro derretido. Só de lembrar já me dá vontade de volta lá correndo.
A padaria é também uma confeitaria com várias opções de doces, um mais bonito que o outro. Dá vontade de experimentar tudo.
Destaque para o pan au chocolat no qual sou viciada e preciso provar em toda padaria que vou. Acredito que o da Le Pain Qutidien é um dos mais gostosos que já comi com massa crocante e amanteigada.
Enfim a padaria é uma ótima opção para um café da manhã delicioso e também para um brunch reforçado já que também há algumas opções de tartinis, saladas e sanduíches.
Uma dica é chegar cedo, pois depois das 10h forma-se uma fila grande na porta e é preciso aguardar. Gostei tanto que essa foi a terceira vez que fomos em dois meses e comemos extamente a mesma coisa de tão gostoso que achamos. Das spreads a minha preferida é a de avelã e dou prejuízo, pois como quase o pote todo cada vez que vou.
Le Pain QuotidienRua Wisard, 138, Vila Madalena