Nesse domingo fomos ao Restaurante Santos no bairro do Paris/ Brás que é um dos melhores restaurantes portuguesese de São Paulo segundo a Veja SP.
Vou à esse restaurante desde pequena devido à proximidade à casa da minha avó e já é uma tradição da nossa família. O restaurante pertence à mesma família desde a fundação em 1946 e tanto a decoração quanto os garçons são da mesma época também.
O lugar é simples e aconchegante e bem no estilo portuga de ser. Decoração carregada com fotos que contam toda a vida do fundador, dele com todos os artistas que por ali já passaram, bandeiras da ‘terrinha’ e transmissão dos jogos da ‘Lusa’.
Para quem não conhece, e eu estudei uma parte da minha infância no bairro, o Pari é um dos mais antigos bairros paulistanos fundado no século XVIII. Separado da Vila Guilherme pelo Rio Tietê e vizinho do Brás, do Belém e da Luz, o distrito tem como principais pontos de referência a igreja de Santo Antônio do Pari onde o coro da OSESP apresentou-se em 2012, que todo dia 13 de junho recebe milhares de fiéis em busca da bênção do santo casamenteiro (aliás a Festa Junina é imperdível e tem o famoso Bolo Casamenteiro que minha vó me fazia comer todo ano, funcionou!).
Lá também está o Estádio do Canindé, sede da Portuguesa de Desportos que também organiza excelentes festas juninas com shows de artistas famosos – já fui em muitas quando era adolescente – e a festa final, claro, é fechada com o show do Roberto Leal!
O Pari ainda é conhecido como o ‘bairro doce’ de São Paulo por causa das indústrias de biscoitos e doces como Tostines, Neuza e Bela Vista que tiveram suas primeiras instalações no lugar. Ainda lembro de sentir o cheiro doce que escapava das chaminés das fábricas quando estava na escola, quase na hora da saída.
Hoje essas fábricas estão dando lugar ao comércio de utilidades domésticas (aliás é onde eu compro enfeites de Natal lindos a partir de Novembro). São centenas de lojas que, numa caminhada menos atenta pelas ruas planas da região, chegam a esconder os restaurantes simples e ótimos de culinária portuguesa e árabe.
A Casa Santos é um desses exemplos e o destaque fica para a Bacalhoada e o Bolinho de Bacalhau que sem sombra de dúvida é o melhor de São Paulo. A procura é tanta que, só no restaurtante, são consumidos 350 kilos de bacalhau e 700 bolinhos por semana.
Outro prato tradicional e imperdível é o Filé a Milanesa (gigante – dá para 4 pessoas) com batatas coradas, de novo, as melhores que já comi. Aliás lá, todos os filés são gigantes e existem várias outras opções como o à Cubana com banana a milanesa que também é excelente. Mas prepare-se: há fila para entrar e o atendimento é um pouco lento, mas a DIVERSÃO é garantida!
Casa Santos
Rua Conselheiro Dantas, 92, Canindé