Europa · Italia · Veneza

Veneza | Como visitar a Basílica de Sao Marco e os museus

O dia amanheceu frio o que nos levou diretamente à Piazza San Marco no intuito de buscar abrigo da neve na espetacular Basílica de San Marco ou em um dos seus milenares museus.

Veneza

IMG_4263cpct

A neve nos pegou pelo caminho o que nos deixou super ansiosos para subir na cúpula da Basílica e ver a Piazza toda branquinha. Que lindo foi!

IMG_4273cpct

A entrada na Basílica foi rápida, apesar da pequena fila para deixar as bolsas e mochilas no locker. Atualizaçao: Voltamos no verao com meus pais e a fila era gigantesca. Descobri que se pode fazer uma reserva pelo próprio site da Basílica e agendar um horário para a visita. Esse serviço custa 3 euros por pessoa e você pega uma fila bem pequena somente com as pessoas que entrarão no mesmo horário que você. Valeu muito a pena, principalmente para meus pais que não tiveram que ficar horas de pé debaixo de sol.

Mas esse serviço nao funciona no inverno. Só vale para quem vai viajar de Abril a Novembro. Outra opçao é visitar a basílica pela tarde, se você não se importar com o calor escaldante porque justamente por isso, a fila estará bem menor. Eu, pessoalmete, acordava cedo e conseguia fazer tudo até no máximo 14:00. A partir desse horário o calor era tão forte que, ou voltávamos para o hotel, ou, nos abrigávamos em algum lugar com ar condicionado e só voltávamos a sair no fim da tarde.

Como em Veneza se faz tudo a pé, além das distâncias percorridas, tanto o frio quanto o calor extremos devem ser considerados ao planejar sua viagem, com algumas paradas para descansar e recuperar-se.

A Basílica de San Marco é sede da arquidiocese de Veneza e data do ano de 828. Reune em seu exterioe e interior uma mistura de estilos: bizantino, romântico e renascentista, o mais presente na Itália.

Veneza

C4688698-E24D-4DA0-8A80-161DABD343C5

Veneza

A contrução da Basílica se iniciou assim que mercadores venezianos adquiriram de Alexandria as relíquias de São Marcos Evangelista.

Veneza

Por 2 Euros é possível apreciar o Palo D’oro onde repousam as relíquias de São MarcosUm trabalho lindo em metal bizantino de 1105.

Veneza

Diz a lenda que a energia de São Marcos ainda emana na Basílica e que muitos milagres até hoje acontecem.

Veneza

Sob o altar está sepultado o apóstolo Marcos.

Veneza

A visita ao Museu da Basílica custa 5 Euros e é extremamente valiosa. Além de acessarmos os detalhes da construção, admiramos de perto os painéis bizantinos e góticos das paredes da igreja, e confesso que ficamos embasbacados. Os mosaicos de ouro e pedras precisas são de tirar o fôlego.

Veneza

Veneza

A ansiedade era tamanha que acessamos de vez a Cúpula da Igreja, inspiração para tirarmos as mais bonitas fotos da Piazza de San Marcos.

Veneza

A Piazza toda branquinha e “vestida” para o Carnaval Veneziano.

Veneza

Recuperado o fôlego e com as luvas e botas ensopadas, confesso que depois da descida da Cúpula, tamanha era nossa alegria que dançamos na neve…. depois a opção foi secarnos em dos quatro museus de Veneza, espalhados pela Piazza.

A escolha não é fácil, cada detalhe nos fisga a conhecer cada um deles. Não resistimos e compramos logo o bilhete que acessa dá acesso aos quatro, na verdade compramos online com antecedência aqui e pulamos as filas gigantescas que se formavam na Praça debaixo de neve.

  1. O Palácio dos Dodge, achamos um dos mais encantadores com parte da arquitetura renascentista original do século XV.

Veneza

Veneza

  1. O Museu Correr, nos fascinamos com o ex-palácio de Napoleão e com os aposentos da Sissi, imperatriz austríaca. Escrevi sobre o Palácio dela na Áustria aqui.

As informações sobre a Arte e a História de Veneza são acuradíssimas.

Veneza

Veneza

  1. O Museu Arqueológico Nacional de Veneza exibe uma importante coleção de esculturas antigas que não impressiona tanto, principalmente a quem já visitou outros museus importantes.

Veneza

  1. A Biblioteca Marciana, que nos impressionou, confesso, mais pela arquitetura do que pelos manuscritos apesar do impressionate mapa mundi de Fra Mauro, a maior relíquia da cartografia medieval.

Veneza

Por 23 Euros, compramos o ingresso online com antecedência e pulamos todas as filas aqui .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s