Na Itália come-se muito bem e a oferta de restaurantes é muito atraente. Há algumas diferenças do Brasil: os dois principais tipos de restaurantes são as ‘tratorias’ e as ‘buccas’ que são restaurantes nos porões das casas. Lá ninguém toma suco ou refrigerante durantes as refeições e sim água e vinho que junto com uma cestinha de pães e grisinis compõem a entrada da maioria dos restaurantes. O café com uma massinha doce, tipo croissant, também é uma instituição em qualquer lugar por lá.
- Os Cafés Históricos De Florença
Uma das experiências mais gostosas de Firenze é sentar em um de seus antigos cafés que desde 1800 recebem intelectuais e artistas. Os mais bonitos café estão na Piaza della Republica como o Caffè Gilli, o Caffè Paszkowski e o Caffè Le Giubbe Rosse. São todos cafés super elegantes com serviço de high tea e mesas externas, feitos para apreciar a paisagem da praça com seu famoso carrossel. Nós fomos no Caffè Gilli de 1733 que é o único com decoração em estilo Belle-Epòque com vitrais , atiguidades e lustres de Murano. Famoso pelo capuccino e ‘ciocolatta’ mais cremosos da cidade e pelas ‘pastries’ delicadas, além do seu Wine Bar.
Café mais simples, especialmente para um café da manhã sem tanto refinamento estão na Praça do Duomo como o Caffè Michelangiolo e a Latteria Caffellatte que valem uma visita até mesmo só por uma xícara de café.
Shake Café: Por último, um lugarzinho para tomar um bom café da manhã, meio caminho para o Duomo na Via Cavour com paozinho, croissant, cafés, smooths e sucos naturais. O ambiente é bem agradáveis e o atendimento rápido.

Shake Café, Florença
- Restaurantes
Tratoria Marione – Via della Spada, 27, Florença, Itália Quando coloquei no mapa – bingo! a Tratoria Marione era quase do lado do nosso hotel e, logo, foi a escolhida. Uma autentica cantina italiana com toalha xadrezinha, vinho da casa e muita ‘pasta’! No final, claro, um tiramissu porque ninguém é de ferro. Ótima escolha (e preço ainda melhor!). Lá eles também servem a típica Bisteca Fiorentina que é típica da região.
Osteria Belle Donne: Bem perto da Trattoria Marione, na Via delle Belle Donne, também jantamos uma noite na Osteria Belle Donne, na varandinha, um ambiente bem mais calmo que o da Trattoria, sob a luz do luar e ao embalo de um excelente vinho. Fomos de massa e peixe, mas vimos que também servem a típica Bisteca Fiorentina, que tem boas avaliações. Recomendado!

Outro lugar imperdível para experimentar o prato típico de Florenza, a Bisteca Fiorentina, é o Cipolla Rossa.
Acqual al 2: um restaurante escondidinho na Via della Vigna Vecchia, próximo à Piazza della Signoria, descobrimos por acaso, porque ficava em frente ao apartamento que alugamos, e acabou sendo uma agradável supresa. Fomos duas vezes lá, mas é preciso fazer reserva porque está sempre muito cheio. Pessoal super atencioso e massa e carne sensacionais. Além disso, a sobremesa mais famosa do lugar é um delicioso tiramisu de dar água na boca. O ambiente é super agradável, a meia luz, vinho da casa excelente e na parede pratinhos assinados pelas celebridades que já comeram ali.

Para o melhor sanduíche da sua vida vá ao All Antico Vinnaio, em uma ruazinha que sai da Piazza della Signoria. Imperdível.
Para um almoço descompromissado descobrimos que agora há um Eataly em Florença. Presunto e burrata impecáveis.
Enoteca e Deli Procacci – Via Tornabuoni, 64r, Florença, Itália Já comentei sobre ela aqui. Sabe quando chega o meio da tarde quando bate aquela fominha? Vá de mini sanduíches trufados acompanhados por uma taça de Chianti Pépoli na Deli mais antiga de Florença! Não tem erro. Eu sou apaixonada por esse lugar, além de que a rua é super charmosa, do lado das lojas das grandes marcas de roupa.
- Sorveterias
