O Eataly é o maior mercado-gourmet de comida italiana do mundo. Ele foi fundado pelo italiano Oscar Farinetti e tem unidades espalhadas pelo mundo: Nova York, Tókio, Dubai, Roma e São Paulo.
A primeira que fomos foi em Nova York, veja o post aqui, e jurei para mim mesma que se morasse em Nova York faria compras todos os dias por ali. Já que eu não fui morar em NY, o Eataly veio até mim e agora temos uma unidade em São Paulo. Só que como tudo no Brasil é muito mais caro, não faço compras lá todos os dias ;).
À primeira vista achei o Eataly de São Paulo maior, pois são três andares de mercado, restaurantes, sorveteria, padaria, cafés etc., mas depois fique na dúvida achando que o de Nova York é mais longo, apesar de ter só dois andares e a maioria das “atrações” estar no térreo. Encontramos a Astrid por lá! 🙂
Dá para se perder por lá e querer levar tudo para casa, mas o que realmente vale a pena?
Em primeiro lugar os queijos! Eu amo queijo e ir a um lugar com uma oferta tão grande me deixa super entusiasmada: com trufa, defumado, meia cura, da Serra da Canastra – tem de todo o tipo, mas o grande destaque são as mussarelas frescas artesanais de leite de búfala ou vaca, as defumadas e as burratas. Delícia e com preço justo!
A dica se o lugar estiver lotado quando você chegar é comprar umas mussarelas e tomar uma taça de vinho no bar do térreo enquanto espera o lugar esvaziar um pouco. Outra dica se não quiser pegar as filas dos restaurantes é fazer um lanche com as fogazzas da padaria, cujas mesinhas esvaziam rapidamente. O Bar de Nutella acabei nem provando porquer eu gosto de novidades e quando cheguei lá eles vendiam pão com nutella e crepe de nutella com morangos.
Para que é fã talvez valha a pena, mas não para mim. Me chamou muito mais atenção o balcão de sorvetes italianos da Venchi, bem ao lado – o de marcapone e o de pistache são deliciosos!
Os presuntos italianos também tem preço de mercado e uma oferta incrível. Destaque para o San Danielli que é um dos mais gostosos presuntos crus italianos. Os molhos prontos italianos, as massas secas, as polentas também tem preço bom e são muito boas. Para quem gosta de cogumelos, há uma variedade imensa a bom preço também.
Os restaurantes ficam no terceiro andar. Para não pegar filas enormes chegue às 11:15, pegue a escada rolante e vá direto para lá. Ou vá mais tarde, lá pelas 14:00. Tente horários alternativos, pois das 11:30-13:00 tem fila até para entrar no lugar porque acho que para que lá dentro não fique intransitável, ele vão liberando a entrada aos poucos.
Não fomos nos restaurantes, mas comi a massa fresca em NY e era muito boa! Acho que vale a pena experimentar. Outra coisa que acho que vale a pena é a pizza napolitana tradicional. Fica aí, para quando voltarmos lá.
Av. Juscelino Kubitschek, 1498, Vila Nova Conceição, São Paulo