Pergamonmuseum
O Pergamonmuseum foi construído por Ludwid Hoffmann entre 1910 e 1930 sendo o mais novo dos museus do complexo.
Ele está em reformas desde 2003 e portanto somente algumas alas estão abertas para visitação (desenho acima) o que pode dar a impressão de que ele seja menor que os outros e bastante quente durante o verão. A entrada também é bastante improvisada por causa dos andaimes.
Ele apresenta artefatos do Império Romano e das culturas orientais da Mesopotâmia, Síria e Anatolia dos últimos 6 mil anos, frutos de escavações arqueológicas alemãs na Babilônia, Assur, Uruk e Tell Halaf!
Já na entrada a Porta de Ishtar te fará cair o queixo. Ela é simplemente uma das oito portas de entrada da cidade da Babilônia, inteiramente conservada!
Logo em seguida uma gema da arquitetura romana, a porta do Mercado de Miletus de 100 AD!
Já no segundo andar está o acervo da cultura islâmica, um dos maiores e mais importantes do mundo. São masterpieces da sociedade muçulmana que datam dos séculos VII até o XIX.
A muralha do Palácio Imperial de Mshatta é uma peça de exposição única do tipo.
Outra obra impressionante é a Sala Aleppo que abriga parte da muralha da cidade de Aleppo ao lado de Damasco na Síria e que foi “salva” a destruição da guerra.
Ainda nesse andar está exposta uma cúpula da Alhambra, que para quem ainda não visitou, já dá para ter um gostinho do que há por lá.
Altesmuseum
O Altesmuseum foi construído de 1823 a 1830 em estilo clássico.
O destaque da construção, sem sombra de dúvidas, fica para o hall central com 18 colunas desennhadas em estilo grego.
Inspirada no Pantheon de Roma, o toque final da decoração fica por conta das diversas estátuas de deuses gregos e romanos ao seu redor.

O Museu é especializados em peças antigas das civilizações grega, romana e estrusca.
Na saída do museu, antes de visitar o Berliner Dom aproveite o que Berlin tem de melhor. As praças com seus extensos jardins e gramados, os chafarizes, os músicos de rua, a multiculturalidade e a cerveja gelada!
Esparrame-se no Lustgarten, o jardim do museu, que é também uma jardim público e observe a vida passar por alguns instantes.
Berliner Dom (Catedral de Berlin)
A Catedral de Berlin foi construída entre 1894 e 1905 em estilo neo barroco por Julius Raschdorf. Foi erigida por cima de uma antiga Igreja Barroca e por causa da proximidade com o Palácio Imperial, foi a Igreja Principal da Dinastia Hijenzollern, que inclusive aí sepultaram seus mortos que estão hoje na Cripta da Igreja.
Assim como aconteceu com os edifícios dos museus, foi bombardeada e destruída durante a Segunda Guerra.
A sua reconstrução durou de 1975 até 2002!
É possível visitar a catedral por dentro comprando o bilhete de 7€ ou assistindo algum concerto.
Nos meses de Julho e Agosto há concertos dentro da Catedral, aproveitando sua maravilhosa acústica. Veja agenda.