Copenhagen · Dinamarca · Europa

Parque Tivoli (Tivoli Gardens) em Copenhagen

O Parque Tivoli é o segundo parque de diversões da Europa (o mais antigo fica também na Dinamarca, o Bakken, a cerca de 30 minutos de trem do Centro de Copenhagen em Klampenborg) e é um mito entre os dinamarqueses.

O Parque foi inaugurado em 1843 a pedido do rei Christian VIII que queria oferecer um lugar de diversões para o povo (estilo pão e circo de roma) para que eles não tivessem tempo para guerrear ou questionar a política.

A missão foi dada a um dos seus generais, o fundador George Carstensen que o convenceu a adquirir o terreno em que o parque está hoje e que antes ficava fora da cidade!

A inovação, em relação ao primeiro parque, o Bakken, é que o Tivoli surgiu revolucionando o conceito de parque de atrações trazendo o conceito temático (ainda que na época bem principiano) que vemos hoje nos parques mais modernos.

Inclusive há uma lenda dinamarquesa que diz que o Parque serviu de inspiração para o Walt Disney criar os Parques da Disney. Eu até acredito porque até as histórias do Christian Andersen ele fez versões, então é bem possível.

O parque costumava abrir somente no verão, Halloween e Natal, cada vez trazendo uma decoração diferente, mas vi no site que agora eles abrem em mais épocas do ano: verão, halloween, inverno e páscoa. Vale pesquisar para conferir se ele estará aberto no período em que estiver na cidade.

As temáticas do parque vão da mais asiática, passando por una mais oriental, uma mais náutica e finalizando com a parte dos impecáveis e exóticos jardins. Em muitos lugares há pequenas referências aos personagens históricos da Dinamarca e aos contos de fada de Christian Andersen.

Mas é claro que as atrações não são super modernas. O parque mantém um ar vintage que é o seu diferencial em relação aos outros parques. É um parque pequeno, uma versão escandinava compacta do Magic Kingdom da Disney.

Mas assim como o Magic Kingdom, o parque atende muito bem aos adultos também, com uma variedade incrível de restaurantes e bares tanto no Tivoli Hall Food, uma área com vários postos de comida gourmet (dos restaurantes famosinhos da cidade) quanto na versão restaurantes mais chiques que pedem reserva de mesa.

Um dos mais famosos é a Nimb Brasserie.

Para aceder ao parque é preciso pagar a entrada de 120 dkk (18€). Se você quiser ir nas atrações você pode pagar cada uma individualmente, se você quer ir só em uma ou outra para matar a vontade, ou comprar a pulseira para ir em todas as atrações (Unlimited Ride Ticket) por 290 dkk (43€).

Por isso se você não está a fin de brincar o dia inteiro nas atrações e quer mais é conhecer o parque, eu deixaria para visitá-lo no fim do dia entre 19:00-20:00 se for período de verão. Você verá o parque de dia e sua versão iluminada de noite. Além disso você pode reservar o jantar em algum dos restaurantes com vista para o parque e disfrutá-lo ainda mais.

Nós tivemos a sorte de visitá-lo nesse ano de 2018 em que o Parque completa 175 anos e a decoração está especial. Nos finais de semana, durante o verão, há vários shows e atrações e paradas como a de comemoração dos 175 anos e inclusive show de queima de fogos às 23:45.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s