Europa · Porto · Portugal

Porto: Praça da Batalha, Rua Santa Catarina e a Famosa Francesinha

Chegamos à noite na cidade e fomos direto para o nosso Hotel Pensão Residencial Don Filipe I, super bem localizado e novinho em folha. Nós adoramos! Como já estava anoitecendo, aproveitamos para começar nosso roteiro cidade do porto com uma volta rápida pelo bairro. Tenho que dizer que a cidade do Porto é mágica e apesar de não tão bem cuidada como outras cidades Européias é um dos lugares mais charmosos que já visitamos.

Infelizmente Portugal, assim como o Brasil, não cuida bem dos seus edifícios/ monumentos que estão um pouco deteriorados pelo tempo, mas nada tira o encanto e a história que os cerca. Aliás, isso era uma coisa que sempre comentávamos, como os brasileiros herdaram várias características da cultura portuguesa e muitas vezes tínhamos a impressão de estar no Brasil, só que com mais segurança.

Fiquei tão encantada com a cidade que quis começar a passear o quanto antes. Começamos pela Praça da Batalha que era do lado do hotel e que foi palco, como diz o nome, da batalha entre Almançor (cidade árabe) e Porto que tentaram dominar a cidade.

Em frente à praça há um palacete real, que virou hospital durante a guerra e foi recentemente vendido à rede de hotéis Dona Inês que vai montar ali um hotel de charme. Também em frente estão o Teatro Nacional São João e o Cine-Batalha. Dois prédios históricos do século XIX.

Um pouco mais a frente está a Igreja de Santo Ildefonso que é um desbunde de tão linda! Toda coberta por azulejos do século XIX que retratam a vida do Santo é um dos pontos altos da cidade.

A rua que segue na lateral da Igreja é a mais famosa da cidade: a Rua de Santa Catarina, a principal rua peatonal de comércio de luxo da cidade. Um prédio mais bonito que o outro, entremeados por shoppings, barraquinhas de louças portuguesas e muita gente.

E um dos prédios mais bonitos é de 1721, que hoje abriga o Café Majestic, um café histórico que já recebeu vários pensadores portugueses.

Uma excelente parada para tomar um vinho ou sangria acompanhados pela famosa francesinha, o prato típico da cidade! Imperdível.

 

Café Majestic

Rua de Santa Catarina 112, Oporto 4000-442, Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s