Alemanha · Europa · Rota Romântica

A Rota Romântica da Alemanha: tudo o que ver e fazer!

A Rota Romântica da Alemanha é um roteiro turístico criado em 1950 no sul da Alemanha, em uma regiao chamada Bavária, depois da Segunda Guerra Mundial, quando grande parte das cidades foi destruída e estavam sem dinheiro, em uma tentativa coletiva de resuperar a regiao. A rota, de um pouco mais de 450 km, passa por várias cidadezinhas medievais, belezas naturais, castelos, casas de enxaimel, moinhos de vento e vinhedos e tem seu início na cidade de Würzburg e fim na cidade de Füssen.

A Rota Romântica da Alemanha tem esse nome porque muitos poetas dos séculos XVIII e XIX encotram inspiraçao em alguma das 30 cidadezinhas da rota. E essa inspiraçao chegou até Wall Disney que se inspirou no Castelo de Neuschwanstein em Füssen, para construir o Castelo da Cinderela no primeiro parque da Disney.

Sao muitas as cidadezinhas que formam a rota e basta escolher em quais você vai querer passar o dia ou a noite. As mais famosas e recomendadas sao: Würzburg, Rothenburgh o.d.T, Dinkelsbühl, Nordingen, Donauwörth, Ausburg, Landsberg Am Lech, Steingarden, Füssen e Schwangau. Também existe um App da Rota Romântica que explica um pouco de cada cidade para facilitar a sua escolha.

Um pouco fora da rota “oficial”, mas que sao igualmente lindas estao Heidelbergue, Nurembergue e Zusptize. Além disso, por ali, também passa outra rota turística também bastante conhecida, a Rota dos Contos de Fada.

Como se locomover

A melhor opçao é alugar um carro que te dará mais liberdade de ir pelas estradinhas vecinais, parando onde e quando você quiser. Usando um GPS como Waze ou Google Maps fica muito fácil achar as cidades ou um lugar específico, como seu hotel, por exemplo.

Também é possível fazer a rota de ônibus. Há um ônibus especial chamado Romantic Road Coach que passa por todas as cidadezinhas da rota de Frankfurt a Füssen e dá direito a baixadas ilimitadas com um único bilhete. Isso significa que você pode baixar, dormir em alguma cidadezinha e no dia seguinte partir para outra.

Como estávamos em Frankfurt em maio a rota nao estava funcionando e por isso encontrei outra opçao pela Flixbus, que sao ônibus normais que saem da Estaçao de Ônibus de Frankfurt, mas que fazem alguns dos destinos mais populares da rota.

Também é possível fazer as rotas de trem usando o Bayern Ticket que sao trens regionais, em geral bem baratinhos, dependendo do horário e dia da viagem.

Quanto tempo

A quantidade de dias vai depender de você, de quantos dias quer passar na regiao, de quantas cidades gostaria de conhecer etc. Eu, pessoalmente conheci algumas cidades desta vez que estive em Frankfurt e a parte sul da rota em uma viagem à Munique, mas se estivesse que estipular um mínimo de dias, diria 4 dias e sugeriria o seguinte roteiro:

Dia 1 – Frankfurt (chegada)
Dia 2 - Frankfurt
Dia 3 - Frankfurt (saída bem cedo) - Würzburg (119km)  
Dia 4 - Würzburg - Heidelberg (163km)
Dia 5 - Heidelberg - Rothenburg ob der Taube (166 km)
Dia 6 - Rothenburg ob der Taube - Dinkelsbühl (50 km) – Füssen (219 km)
Dia 7 - Füssen - Munique (133km)
Dia 8 – Munique
Dia 9 – Munique
Dia 10 – Munique (volta para casa)
 
Ou
 
Dia 1 – Frankfurt (chegada)
Dia 2 - Frankfurt
Dia 3 - Frankfurt (saída bem cedo) - Würzburg (119km)  
Dia 4 - Würzburg - Rothenburg ob der Taube (166 km)
Dia 5 - Rothenburg ob der Taube - Nuremberg (105 km)
Dia 6 – Nuremberg – Füssen (255 km)
Dia 7 – Füssen - Munique (133km)
Dia 8 - Munique
Dia 9 - Munique
Dia 10 – Munique (volta para casa)

Claro que se você quiser conhecer Frankfurt eu ficaria 1 ou 2 dias por lá e Munique 2 ou 3 dias. E no total você teria uma viagem de 10 dias mais ou menos. Se quiser incluir mais cidades na sua rota, nao esqueça de calcular a distância entre ela e tente nao dirigir mais do que 300 km por dia, para nao ficar tao cansativo.

Quando for se hospedar em alguma dessas cidadezinhas, procure opçoes charmosas e locais chamadas Gasthaus, há várias de todos os preços no Booking.com ou Hotéis.com.

De Frankfurt a Würzburg

Frankfurt nao faz parte da rota, mas é o aeroporto mais movimentado do mundo e excelente porta de entrada para a Alemanha. Nós partimos de Frankfurt bem cedo e depois de 1 hora já estávamos em Würzburg – e que cidade linda!

Würzburg é a capital dos vinhos da Franconia e assim que chegamos já ficamos impressionados com a limpeza e lindeza do lugar. O Palácio Residenz é um espetáculo, assim como a Fortaleza de Marienburg e a Mainbrücke que passa por cima do Rio Meno e é o point para tomar aquela tacinha de vinho branco da regiao com vista para a Fortaleza. Veja o roteiro completo aqui.

Veja o vídeo no meu canal do Youtube: https://youtu.be/wzVE4z8VB-c

Heidelberg

Heidelberg é linda! Conhecida pelo Castelo de Heidelberg e pela Universidade mais antiga do mundo merece e muito uma visita. Além disso é super arborizada, pois está localizada no Vale do Rio Neckar, pelo qual é cortada. Experimente também a Schneeballe – uma bola de massa fina coberta com chocolate, coco e outras delícias. Você pode dormir uma noite aqui ou fazer um bate e volta a partir de Frankfurt, como nós fizemos. Veja o roteiro completo aqui.

Nuremberg

Nürnberg é a segunda maior cidade da Bavária, atrás somente de Munique, e uma das mais visitadas. Ela foi muito rica e florescente na Idade Média, mas foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial. Ela foi massivamente bombardeada porque foi um dos polos da doutrina nazista escolhida por Hiltler. Após a guerra após a guerra, a cidade foi palco do famoso Julgamento de Nuremberg entre 1945 e 1946 que sentenciou líderes nazistas e oficiais por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A partir daí ela foi totalmente reconstruída e é uma graça, principalmente no Natal!

Rotemburg ob der Taub

Rotemburg é uma cidade imperdível da Rota Romântica, daquelas que dá para caminhar sem rumo, e que inspirou Wall Disney a criar a história do Pinóquio. A Marktplatz e a Muralha medieval sao os pontos altos da cidade. Para os amantes do Natal, a loja Käthe Wohlfahrt é um paraíso de compras. Na minha opiniao, dormir uma noite aqui é imprescindível.

Dinkelsbühl

É uma cidadezinha repleta de casinhas coloridas quefoi erguido em 1440 e mantém sua característica medieval. É considerada a cidade das 20 torres e permaneceu imune a ataques da Segunda Guerra. É bem tranquila e o destaque também fica para a igreja de St. George e para a Weinmark de onde se pode ver as 20 torres e os quatro portões da cidade.

Veja o segundo vídeo sobre a Rota Romântica na Alemanha no meu canal do Youtube: https://youtu.be/2Nw5rMhXLM8

Füssen e o Castelo de Neuschwanstein

Füssen é conhecida como “jóia” da rota romântica, ou a cereja no bolo, já que é a última cidade da rota e abriga o famoso Castelo de Neuschwanstein – o ponto tirístico mais visitado da Alemanha – que inspirou Walt Disney para construção do Castelo da Cinderela. Veja o roteiro completo nesse post aqui.

Deixe uma resposta