Em uma caminhada despretenciosa pelas calmas ruas de BsAs deparei-me de repente com “El Ateneo Grand Splendid”, que já foi teatro, cinema e hoje abriga uma das maiores livrarias da América Latina, na Av. Santa Fé. Não que o Ateneo da calle Florida não valha a visita, mas confesso que havia ficado decepcionada enquanto achava que lá é que tinha sido o tal teatro…

O Grand Splendid foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann com quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas, além das 500 na geral.
Na época da 1ª Guerra Mundial, Glücksmann era proprietário da gravadora Nacional-Odeón, selo que lançou Carlos Gardel, que se apresentou várias vezes nesse palco.

O teatro foi fechado e adquirido, em 2000, pela cadeia de livrarias Yenni.
A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura do teatro. Só que fileiras de estantes substituem as de poltronas. No subsolo, há seção de literatura infantil e, nos pisos superiores, uma galeria de arte e uma seção de música clássica. A loja tem cerca de 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs.

No antigo palco, hoje um café, pode-se folhear livros e ouvir música. Há também um pequeno e requintado Café onde experimentei esta torta mousse de champagne…#decomerdejoelhos
El Ateneo Grand Splendid – Av. Santa Fe, 1.860, tel.: 00/xx/54/11/4813-6052; www.tematika.com.ar.