Eu adoro chá e adoro mais ainda se for um high tea. E quanto mais antigo e rococó melhor! E Buenos Aires nesse quesito não deixa nada a desejar aos salões de chá Europeus e o que não faltam são opções. Fiz uma seleção dos meus preferidos:
Café Tortoni (Avenida de Mayo, 825, Buenos Aires) – O Café mais lendário de Buenos Aires frequentado por Carlos Gardel. Não deixe de experimentar o típico sanduíche Carlitos e os autênticos alfajores de maisena. Programe-se para assistir a um show de tango. Leia o post sobre o Café Tortoni aqui.
L’Orangerie – Alvear Palace Hotel (Ayacucho 2.027, Recoleta (Hotel Alvear)) – Uma experiência imperdível de um típico chá Inglês em Buenos Aires. Ambiente requintado – um lindo e iluminado jardim de inverno, serviço impecável e doces e ‘pastries’ delicados e deliciosos. Não deixe de experimentar o ‘Blend Alvear’, o meu preferido e no final não dispense o carrinho de doces e vá de mil folhas de creme, mais tradicional impossível. Reserva obrigatória. Leia o post sobre o Chá da Tarde no Hotel Alvear.
Café do “El Ateneo Grand Splendid” (Av Santa Fe 1860, Recoleta, Buenos Aires) – O teatro foi fechado e adquirido, em 2000, pela cadeia de livrarias Yenni. A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura do teatro. Só que fileiras de estantes substituem as de poltronas. No antigo palco, hoje um café, pode-se folhear livros e ouvir música. Não perca a torta mousse de champagne. Post sobre El Grand Ateneo Splendid aqui.
Café Las Violetas (Av. Rivadavia, 3899, Almagro, Buenos Aires) – No Bairro de Almagro, no final da Rivadavia fica um dos mais antigos cafés de Buenos Aires. O lugar foi tombado como “lugar histórico da cidade” em 1998 e em 2001 foi todo restaurado e transformado em restaurante e confeitaria. Leia o post detalhado aqui.
Café La Biela (Av. Quintana 600, Recoleta, Buenos Aires) – Café histórico de Buenos Aires localizado na Recoleta com vista para a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Cemitério da Recoleta. Um típico bar para ‘una picada’ e também salão para chá da tarde. Frequentado por reis, filósofos e artistas nas décadas de 20 e 30 é um dos mais famosos da cidade. Endereço – Av. Quintana 600, Recoleta, Tel.: (5411) 4804.0449 / 4135
LaBoutique de Jean Paul Bondoux (Ayacucho, 2027, Recoleta, Buenos Aires) – Uma extensão do restaurante La Bourgogne do Hotel Alvear com, a Boutique de Jean Paul Bondoux atende em uma portinha na rua Ayacucho que esconde os melhores ‘macarons’ (na minha opinião) do mundo. A Ladurée que me perdoe, mas o chef Jean Paul ganha!