Chile · Deserto do Atacama

San Pedro de Atacama | Dicas Básicas

Como chegar

A cidade mais próxima e ponto de partida para explora o deserto do Atacama é San Pedro do Atacama, um vilarejo de ruas sujas e casas de adobe, localizado a uma altitude de 2.400m entre o deserto e o altiplano boliviano. Oferece uma gama de restaurantes e alojamentos, com clima moderno e lotada de turista principalmente europeus e japoneses.

Para chegar à San Pedro é necessário partir de Santiago do Chile para Calama. Calama é a última cidade com aeroporto mais próxima do deserto. As melhores opções de vôo são com a LAN e a Sky Airline, que é uma empresa chilena, que faz vôos nacionais.

As passagens mais baratas são encontradas na Sky Airlines por cerca de R$300,00 ida e volta. A única dificuldade é que a loja online da empresa não funciona com cartões de crédito brasileiros e, portanto, é preciso ligar para o atendimento ao cliente e fazer a compra pelo telefone (37111 9367). Mas é simples e vale muito a pena, pois a passagem sai pela metade do preço. No blog Viaje na Viagem o Ricardo Freire fala da possibilidade de comprar a passagem por e-mail.

Como ir de Calama a San Pedro de Atacama

Em Calama é preciso pegar um transfer do aeroporto para San Pedro ou um táxi até a rodoviária e de lá um ônibus de turismo para a cidade.

Vans

Para as vans há guichês no saguão do aeroporto que oferecem os serviços, mas só para os primeiros vôos do dia. Quando nosso vôo chegou todas as vans já haviam saído e então pegamos um táxi até a rodoviária.

Ônibus

Os ônibus da Turbus são excelentes e a maioria tem dois andares. Tente comprar os lugares da primeira fileira do segundo andar. A vista é deslumbrante. A viagem dura cerca de 1h30min e as paisagens já anunciam o que o deserto tem a oferecer.

Câmbio

Outra dica é já chegar com dinheiro trocado porque não há casa de cãmbio no aeroporto, que é bem pequenininho, e os taxistas não aceitam dólares ou reais.

O que levar

Uma dica importantíssima é sobre a bagagem. Escolha bem o tipo de mala que vai levar e dê preferência à uma mochila ou mala pequena que você possa carregar.

As ruas da cidade não são asfaltadas ou são de paralelepípedo e, apesar de minúscula, o ônbus não para na porta do seu hotel e você vai ter que carregar suas coisas por umas duas ou três ruas – isso se ficar hospedado na cidade. Se ficar nos hotéis mais afastados, dê preferência à van, pois te deixará direto no hotel.

O clima do deserto é bem quente de dia sob o sol. Na sombra é fresco e às vezes frio e à noite pode chegar a zero graus. O sol é bem forte e queima mesmo, vale levar chapéu e protetor solar de alto fator de proteção.

Quando ir

O deserto pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, se você pretende alugar um veículo 4 x 4 para viajar pelo altiplano e chegar até o Sala de Uyuni na Bolívia, entre os meses de dezembro e fevereiro, há chuvas fortes que destroem muitas estradas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s