O Salar é uma salina com cerca de 3000 km2 localizada a 55km de San Pedro de Atacama. É o terceiro maior do mundo atrás do Salar de Uyuni e de Salt Lake City.
A área que visitamos faz parte da Reserva Nacional Los Flamencosque, além do Salar e da Reserva de Flamingos, abrange também as Lagunas Altiplânicas, o Valle de la Muerte e o Valle de La Luna.
De dentro da reserva é possível ver os principais vulcões do Chile.
Na foto acima estão os vulcões Licancabur e Hulriques. Diz a lenda que Licancabur ( o do meio) casou-se com Kimal (a do lado direito), mas seu irmão Hulriques (do lado esquerdo) passou a cortejá-la então o pais dos dois, o vulcão Láscar, cortou a cabeça de Hulriques.
Acima o vulcão Láscar, o pais dos dois vulcões.
Visitamos o setor Soncor onde fica a Laguna Chaxa que concentra concentra várias espécies de flamingos e também vicunhas, alpacas e lhamas.
É possível observar os cristais de sal formados pela evaporação das águas salgadas subterrâneas. Os cristais de sal variam de tamanho e forma conforme a composição mineral do sal.
A água vem do rios andinos que se infiltram nas montanhas e dão origem à laguna Chaxa, lar de de três espécies de flamingos: o Andino, o Chileno e o James. Eles se alimentam de um pequeno crustáceo, parecido com um camarão, que possui cerca de 1,5 e conseguiu sobreviver às águas salgadas da lagoa.
A proteína presente nesse crustáceo é a responsável pela cor rosada dos flamingos.
Por lá é possível fazer caminhadas, cavalgadas e tirar muitas fotos. Por se tratar de uma reserva ecológica não é possível tocar em nada. O visual, como tudo por lá, é impressionante.
Na saída paramos na aldeia de Socaire para almoçar.
Conhecida por suas casas sem janelas o principal ponto é a Igreja e seu campanário que é um dos principais mirantes do Salar.
Lá é possível encontrar muito artesanato e artigos de lã.
PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA O ATACAMA?