Lima · Peru

Centro de Lima e Bairro Barranco

Uma visita à Lima não seria completa sem a ida à Plaza Mayor, então depois do almoço, pegamos um táxi até lá que custou 15 Soles. 

A distribuição urbanística de Lima seguiu as disposições já utilizadas na Inglaterra e País de Gales. Essa distribuição consistia em traçar a cidade como um tabuleiro de xadrez, onde as quadras, perfeitamente quadradas, se distribuíam ao redor de uma praça central, chamada Plaza Mayor. Os principais edifícios, símbolos do poder, se localizavam ao redor dessa praça.

Plaza Mayor de LimaPalacio de Gobierno

O  mais famoso ponto no lado oriental da praça é o Palacio de Gobierno (Jr. Trujilllo, Lima, Peru, (0)42 53 0244). Também conhecido como a ‘Casa de Pizarro”, este palácio de arquitetura barroca, foi terminado por volta de 1600 e resitiu a vários terremotos. 

É o antigo palácio de governo usado pelo conquistador Espanhol Francisco Pizarro. Em seu interior encontramos salas decoradas, móveis requintados, lustres de cristal, espelhos folheados a ouro entre outros objetos.

Do lado direito da praça fica a Puente de Piedra que atravessa o rio Rímac.

Puente de Piedra

Outra atração na Plaza Mayor é a Catedral de Lima, uma igreja Católica Romana de 1535. É famosa por sua fachada colonial e torres amarelas. Em seu interior há uma capela de mosaicos venezianos e mármore onde está sepultado o corpo de Francisco Pizarro.

Catedral de Lima

Assim que Lima foi fundada, a Casa del Ayuntamiento ou Palacio Municipal foi disposta a seu lado. Mais tarde foi transferida para o lugar que hoje ocupa.

 
Palacio Municipal
Seu exterior mantém o estilo colonial, mas seu interior luxuoso reflete a influência francesa.

No hall principal destacam-se as esculturas de San Martín e Santa Rosa de Lima, dois santos peruanos.

Em frente à Catedral, do outro lado da praça está o Palácio Arzobispal com seus belos ‘balcones’, símbolos da arquitetura ‘estilo colonial’ de Lima.

Palacio Arzobispal
Balcone do Palacio Arzobispal
Belas sacadas entalhadas adornam o exterior do edifício construído em 1924.

 O Palacio de Torre Tagle é a mais completa, luxuosa e bela mansão colonial de Lima.

 
 
Palacio de Torre Tagle Outras famosas mansões de Lima são a Casa Aliaga, um antigo oratório indígena, e a Casa Osambela, que pertenceu aos marqueses Osambela e seus famosos balcões.Fachada da Casa Aliaga
Interior da Casa Aliaga
  
Lustre da Casa Aliaga
 
O Convento São Francisco é outro ponto que merece a visita. Apesar dos contínuos terremotos, este convento conserva originais e valiosas amostras da arquitetura colonial.
Fachada de estilo barroco da Igreja de San Francisco
 
Interior da Igreja de San Francisco
 
É possível fazer um tour guiado pelo interior do Covento e também uma visita às suas Catacumbas. A entrada custa 7 Soles.
Catacumbas do Covento
 
Pegamos então um taxi para Barranco (15 Soles) para conhecer o bairro boêmio de Lima.
 
Barranco é considerado o bairro mais romântico de Lima. Costumava ser o resort de praia da aristocracia limeira.
 
O nome Barranco vem da sua topografia, pois apresenta casas e restaurantes próximos e em um penhasco o que proporciona uma linda vista da praia. Há uma passarela que cruza Barranco e leva até a praia chamada de Bajada de los Baños. 
Vista Aérea do Bairro

Cruzando esta passarela está a Puente de los Suspiros. A ponte é cercada por grandes casas e diz a lenda que em uma delas morava a filha do dono de uma dessas casas apaixonou-se por um varredor de ruas. O pai proibiu o namoro e a moça que nunca se casou, passou na janela olhando o seu amado. As pessoas que passavam pela ponte podiam ouvir seus suspiros melancólicos. 

Vista da Puente de los Suspiros
  
Puente de los Suspiros
Barranco tem casas no estilo da era republicana, repleto de flores, parques e ruas e terrenos a beira mar. Este distrito inclui inúmeros restaurantes. Muitas casas noturnas também estão localizados em Barranco, incluindo discotecas, bares e as famosas Peñas, onde se pode apreciar shows de música peruana. 
 
 
Uma dica boa para o final do passeio é tomar uma bebida no bar do Hotel Sheraton (170 Paseo de la República). Voltamos de táxi para o hotel (táxi Barranco/ Mirafloes 15 Soles).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s