Brasil · São Paulo

Bar do Alemão: Parmeggiana de Itu

Feriado de sol, fomos dar uma volta pela cidade de Itu. Fazer turismo em Itu pode ser uma grande aventura. Fazendas e campings com bichos e cavalgadas, pesqueiros, museus, esportes de aventura e muita vida cultural. Fizemos um bate e volta, mas para quem quer dormir por lá há várias opções de hotéis fazenda, pousadas e campings. 

Semáforo Gigante de Itu

 Itu conquistou a fama de cidade dos exageros graças à Simplicio, comediante do programa Praça da Alegria, na extinta TV Tupi. Ele representava um caipira do interior que morava na cidade de Itu e dizia que lá tudo era grande. O orelhão e semáforos gigantes confirmam a fama de ‘Cidade do Exagero’. 

Orelhão de Itu

 Itu é um dos municípios mais imporatntes do Brasil e já foi a cidade mais rica do Estado. É um dos 29 municípios paulistas considerados ‘estância turística’ por cumprirem determinados requisitos legais. Tal status garante à esses municípios uma verba maior para a promoção do turismo regional.

Praça Padre Miguel e Centro Histórico
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

É lá que fica o pesqueiro e pousada Maeda onde realizou-se o SWU em 2010.

SWU na Fazenda Maeda em Itu (foto:http://vemk-fikdik.blogspot.com/)

Há diversas opções de passeios e compras, mas para comer todos chegam ao consenso de que o Bar do Alemão é a melhor pedida.

Fachada Bar do Alemão

Foi fundado em 1902 em Itu pelo imigrante alemão Adolf Steiner. Seu filho, Max, costuma reunir os amigo no final do expediente para apreciar duas bebidas alemãs: a cerveja e o Steinhäger que é uma espécie de aguardente alemã tomada pura, em temperatura ambiente ou misturada com chope.

Steinhäger

Para acompanhar Max preparava sua especialidade o Bife do Steiner, um delicioso bife à milanesa frito na mateiga, com molho de tomate e queijo. Esse bife à parmeggiana GIGANTE (serve de 2-4 pessoas) é o carro chefe da casa e também é conhecido como orelha de elefante. A porção individual (que serve duas pessoas) custa R$42,00. A gigante R$98,00.

Steiner - parmeggiana do Bar do Alemão

Experimentamos o espeto de filé mignon e um ravioli de mussarela de búfala. Ambos muito saborosos.

Espeto de Filé Mignon
Ravioli de Mussarela de Búfala
Acompanhamentos

O legal é que o bar manteve o estilo alemão e mistura essa culinária com a portuguesa e a italiana. O cardápio é todo bilíngue em alemão e português, até aprendi a falar bife à parmeggiana: Filet nach Parmeggiana. Há várias opções de pratos alemães como o Einsbein (joelho de porco) e a Kartoffeln Salat (salada de batatas).

Para a sobremesa pedimos um Apfelstrudel bem gostoso.

Apfelstrudel

Bar do Alemão

Rua Paula Souza, 575, Centro, Itu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s