De todas as vinículas que queria visitar essa foi a única que não obtive a confirmação da reserva (apesar de estar tentando desde outubro). De qualquer forma, como queria muito conhecer a suntuosa pirâmide asteca – no meio do deserto argentino… fomos mesmo sem reserva tentar fazer a visita. Em outras não conseguiríamos, pois são bem guardadas e restritas, mas aí felizmente conseguimos. Não fizemos a visita guiada porque não havia vagas, mas a hostess nos indicou onde deveráimos visitar e fomos.
A obra foi inspirada nas pirâmides Maias de Tikal e logo que entramos no prédio avistamos lindas escadas circulares que levam ao topo da pirâmide onde fica o ponto alto da visita. A vista privilegiada dos vinhedos.
Essa unidade, chamada pirâmide, tem capacidade para a produção de 2.500.000 de litros por ano. Além desse vinhedo eles têm mais 4 em diferentes altitudes. O segredo dos vinhos é a mistura das uvas cultivadas nos diferentes microclimas.
Dentro da pirâmide, há o anfiteatro, que é a sala onde ficam as barricas, onde acontece a fermentação dos vinhos.
Em frente fica a sala de degustações onde o destaque é uma enorme mesa de madeira.
Outro destaque é a sala de vinhos ‘premium’ onde são armazenados os melhores vinhos do mundo para serem comparados com os vinhos produzidos ali.
No final do tour ocorre a degustação de 3 vinhos:
Catena Alta Chardonnay 2009
Catena Alta Cabernet Sauvignon 2008
Catena Alta Malbec 2008
No final tivemos sorte e ganhamos uma taça do Nicolás, que é o vinho mais top da vinícola.
A vinícula produz duas linhas de vinho: uma nacional e uma de vinhos reserva para exportação. O Brasil recebe as duas linhas. As minhas recomendações são: Nicolas Catena Zapata, Catena Alta Malbec e Chardonnay. Eles produzem também um espumante delicioso, mas este é exclusivo para o mercado argentino.
O ponto negativo é que o atendimento é bem impessoal e achei a vinícula bem comercial. Além disso, cobram US$25 por pessoa pela visita+degustação, enquanto que as outras não cobram nada. Além disso você é empurrado para a loja de vinhos.
J. Cobos s/n, Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina
Visitas: pré agendar pelo tel 54 261 413 1100 ou no site http://www.catenawines.com/es/contact.html
Onde comprar no brasil: Mistral Importadora. http://www.mistral.com.br/