O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, e claramente inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.
Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna que projetou o ressurgimento de uma nova vida intelectual na arte e na literatura, o teatro a homenageia com uma programação voltada à música erudita.
No domingo (19), fomos assistir a ópera “Magdalena”, do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que já foi exibida na Broadway, no Ziegfeld Theater em 1948 e ficou em cartaz por 3 meses.
O musical conta a história, de maneira cômica, de um general parisiense que explora a mineração de esmeraldas em Puerto Honda na Colômbia. Os cenários são maravilhosas, especialmente o da taberna ‘Rato Preto’ em Paris cuja chef é amante do comandante.
Além dessa ópera, que teve a regência do maestro Luís Gustavo Petri e a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, a programação conta ainda com outras atividades.
Veja a programação completa aqui.