O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera que possui a maior coleção de figuras de celebridades do mundo. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 8 filiais em, em Nova York, Washington, D.C., Las Vegas, Hollywood, Berlim, Amsterdam, Hong Kong e Shanghai.
Marie Tussauds (1761-1850), nascida em Strasbourg, França, trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação da cera das diversas partes do corpo.
Depois da morte do Dr. Curtius, Marie e sua mãe voltaram para Paris e devido ao talento de Marie, cuja fama já havia se espalhado por causa das famosas exposições que o Dr. Curtius realizava em Londres, Marie virou asistente do Rei Luis XVI.
Com o estouro da Revolução Francesa, Marie foi presa e obrigada a fazer máscaras mortuárias de cera das pessoas que eram mortas na revolução dentre elas Luis XVI, Roberpierre e Maria Antonieta.
Marie era obrigada a ir ao cemitério Madeleine para buscar os modelos para as máscaras.
Terminada a revolução ela começou a fazer estátuas de cera dos famosos da época. Após sua morte foi feita uma exposição com todas as suas obras em Londres, perto do local do museu hoje, e depois de rodas algumas cidades, finalmente foi aberto o primeiro museu.
Cada museu traz celebridades mundiais e celebridades locais. Por exemplo, no museu de Londres está a família real britânica, David e Victoria Beckham.
Já no de Berlim estão o Hitler, Sigmund Freud, Heidi Klum, Bento XVI, Angela Merkel entre outros.
A estátua do Hitler gera discussões entre membros da direita e esquerdista de Berlim e já teve sua cabeça arrancada por um visitante. Hoje está protegida por um vidro blindado.
Algumas celebridades são unânimes em todos os museus:
Lady Gaga é a recordista e soma 11 estátuas espalhadas pelos museus Madame Tussauds.