Inglaterra · Londres

Como usar o metrô de Londres

Chegamos no aeroporto de Heathrow por volta das 9:00 horas da manhã e depois de uma fila enorme para conferir o passaporte tínhamos que descobrir como pegar o trem até o nosso hotel. O aeroporto é bem sinalizado e é bem fácil achar os trens. É só seguir a placa abaixo:

O aeroporto está a cerca de 30 km do centro de Londres e oferece as seguintes opções de transporte para o centro da capital:

1. Trem Heathrow Express: a forma mais rápida para chegar ao centro. Em 15 minutos, é percorrido o trajeto do aeroporto até a estação Paddington, no centro de Londres, sem escalas.

Há duas estações no aeroporto: uma no Terminal 5 e outra que serve os Terminais 1-3 (Heathrow Central). Chegando no Terminal 4, é preciso trocar de trem, mas isso é feito de forma rápida e não é cobrado nada extra. O preço da passagem é ₤16,50 (₤32,00 para ida e volta) se comprada na máquina no próprio aeroporto, ou ₤19,50 se comprada dentro do trem.

O jeito mais fácil de adquirir a passagem, no entanto, é online, antes de sair de casa no Brasil. Basta imprimir o bilhete eletrônico com código de barras para apresentar ao cobrador quando pedido. Ao chegar na estação, é só esperar pelo trem e embarcar.

O Heathrow Express funciona das 5:00 às 24:00 aproximadamente, com cerca de um trem a cada 15 minutos. Veja os horários aqui. Chegando à estação de Paddington, pegue um táxi ou metrô para seu destino.

2. Metrô: há três estações de metrô em Heathrow: Heathrow Terminal 5, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminals 1, 2, 3. A linha azul escura (Piccadilly) conecta o aeroporto ao centro de Londres e ao restante do sistema de metrô da cidade. Demora aproximadamente 1 hora até Piccadily Circus. Eu optei pelo Metrô e comprei um Off Peak Travelcard (Zona 1 -6) por ₤8.00 na própria estação do aeroporto. Heathrow está na zona 6 de transporte.

Descemos na Picaddilly Circus e trocamos para a linha marrom (Bakerloo) sentido Elephant & Castle. Nosso hotel ficava em frente a estação Lambert North (veja post do hotel aqui). Isso foi ótimo porque quando chegamos estava uma chuva fortíssima e foi só atarvessar a rua. Na volta, pegamos um táxi para o Aerporto, pois nosso vôo era às 7 am e no domingo o metrô só abre a partir das 10:00. Levou cerca de 40 minutos e custou ₤50.00. Com o mesmo bilhete fiz todas as viagens no restante do dia. E foram várias.

Como usar o metrô de Londres?

A rede de transportes públicos de Londres é uma das maiores do mundo e pode parecer intimidante para novos visitantes. Usar ônibus, bondes, trens e metro pode ficar bem caro se você não se prestar atenção na hora de comprar o bilhete.

Para utilizá-los você tem 3 opções:

1. Comprar os bilhetes individualmente;

2. Fazer 1 cartão Oyster;

3. Travelcard.

Comprar bilhetes individuais é uma má idéia, a não ser que você vá andar de transporte público uma só vez. Eles saem muito mais caros, mas antes de falar do Oyster Card e do Travelcard vamos entender um pouco do metrô de Londres:

Travel zones

A área percorrida pelo metrô em Londres é dividida em zonas. A maioria das atrações e serviços estão nas zonas 1 – 2. O Aeroporto de Heathrow fica na zona 6. O metrô opera nas zonas 1 – 9.

Mapa zonas 1 e 2 onde ficam as principais atrações.

Para acessar o mapa completo clique aqui.

Observações:

Peak: o horário de pico é considerado para as viagens feitas de segunda à sexta entre 4:30 e 9:29 da manhã;

Off-Peak: de segunda à sexta das 9:30 às 4:29 (do dia seguinte), sábados domingos e feriados durante todo o dia.

Se for ficar 6 dias ou mais compensa comprar o 7 day Travelcard, mas há também o Monthly e o Annual Travelcard que são os mais comprados pelos locais. O Travelcard deve ser usado em dias consecutivos. Se for usar em dias alternados, use o Oyster card.

Dica: Comprar esse passe gera economia, pois um bilhete simples de metro custa £4.00 e o de ônibus £2.00 então após 2 ou 3 viagens você já estará economizando dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s