Chegamos no aeroporto de Heathrow por volta das 9:00 horas da manhã e depois de uma fila enorme para conferir o passaporte tínhamos que descobrir como ir do Aeroporto de Heathrow ao centro de Londres. Felizmente, o aeroporto é bem sinalizado e é bem fácil achar os trens. É só seguir a placa abaixo:
Seguimos a placa até chegar às máquinas que vendem os bilhetes e aí vem o problemas – várias opções de tickets – qual comprar? Qual o melhor custo benefício? Qual o ticket certo para chegar ao centro da cidade?
O aeroporto está a cerca de 30 km do centro de Londres e há duas opções de bilhetes: o para o trem Heathrow Express, mais rápido e mais caro e o para o metrô, mais devagar e mais barato. Veja como usar o metrô de Londres aqui.
1. Trem Heathrow Express:
É a forma mais rápida para chegar ao centro. Em 15 minutos, é percorrido o trajeto do aeroporto até a estação Paddington, no centro de Londres, sem escalas, ou seja a linha marrom do metrô.
Se seu hotel fica nessa mesma linha, por exemplo, nosso hotel ficava ao lado da estação Elephant & Castle, na mesma linha, então não teríamos que fazer baldeação (ou seja, trocar de linha), essa é uma excelente opção.
– Onde comprar o bilhete do Heathrow Express:
– No Aeroporto:
1. Escolha a máquina “Heathrow Express” e faça a compra (₤21,50 – só ida ou ₤35.00 – ida e volta). As máquina de bilhetes ficam nos Terminais 1-3 e no Terminal 5.
Se como nós você desembarcar no Terminal 4, basta pegar o tremzinho gratuito do aeroporto para o Terminal 1-3; ou
2. Compre direto com o cobrador dentro do trem (₤26.50 – só ida ou ₤40.00 – ida e volta).
As máquina para compra dos bilhetes tanto para o Heathrow Express quanto para o metrô fican nos terminais 1-3 ou no terminal 5.
– Em casa:
3. Compre com antecedência online (₤21,50 – só ida (Heathrow – Paddington) ou ₤35.00 – ida e volta), antes de sair de casa no Brasil, (para a volta compre sentido Paddington – Heatrow).
Basta imprimir o bilhete eletrônico com código de barras para apresentar ao cobrador quando pedido. Ao chegar na estação, é só esperar pelo trem e embarcar ou
O Heathrow Express funciona das 5:00 às 24:00 aproximadamente, com cerca de um trem a cada 15 minutos. Veja os horários aqui.
– Dica:
O trem que sae do Aeroporto de Heathrow para na estação de Paddington (que é a estação de metrô central da cidade) próxima do Hyde Park e da Oxford Street.
Dependendo da localização do seu hotel, você pode fazer uma baldeação para outra linha de metrô, pegar um táxi ou caminhar até seu hotel. Nosso hotel ficava ao lado da estação Elephant & Castle, na própria linha marrom, então se esse for seu caso, continue no trem e desça na porta do hotel.
2. Metrô:
As máquina para compra dos bilhetes existem em todos os terminais do Heathrow (Terminal 5, Terminal 4 e Terminals 1, 2, 3).
O metrô parte do Aeroporto de Heathrow (linha azul escura) e passa pela Picadilly Circus, St Pancras etc. Se seu hotel fica próximo à alguma estação dessa linha, essa é a melhor opção para você.
De metrô leva mais ou menos 1 hora até o centro (estação Picadilly Circus), no entanto é bem mais barato. Veja como usar o metrô de Londres aqui.
– Qual bilhete de metrô comprar?
Você pode comprar um bilhete individual zones 1-2 (onde fica o centro de Londres) para só uma viagem (₤5,70) ou um Travelcard (nesse caso, Travelcard zones 1-6, porque o metrô sae da zona 6, onde está o aeroporto e vai até o centro na zona 1) que dura o dia todo (₤17,00) e permite que você faça viagens ilimitadas dentro daquele dia.
Se você adquirir um Oyster Card, o bilhete individual sai por (₤5,00). Veja como fazer seu Oyster card aqui.
Para ambos os bilhetes, o segundo passo é verificar se o horário que você chegou é off peak (segunda à sexta das 9:30 às 4:29 (do dia seguinte), sábados domingos e feriados durante todo o dia) ou peak (segunda à sexta entre 4:30 e 9:29 da manhã) – tipo hora do rush ou não – o valor é diferente. Escolha essa opção e finalize.
Nós fomos de metrô e escolhemos o Off Peak Travelcard (Zona 1 -6) por ₤17,00.
Descemos na Picaddilly Circus e trocamos para a linha marrom (Bakerloo) sentido Elephant & Castle (ao lado do nosso hotel). Veja post do hotel aqui.
Isso foi ótimo porque quando chegamos estava uma chuva fortíssima e foi só atravessar a rua.
– Horário de Funcionamento, preste atenção!
Tanto o metrô quanto o trem funcionam das 5:00 às 24:00, mas fique atento, pois aos domingos e feriados o metrô só abre a partir das 10:00!! E nós não sabíamos, claro. Na volta, tivemos que pegar um táxi “cab” para o Aerporto, pois nosso vôo era às 7 am. Levamos cerca de 40 minutos e em 2015 custaria por volta de ₤70.00. Pedimos na recepção do nosso hotel.
– Dica Imperdível:
Para verificar como ir ao aeroporto, ou qualquer outro lugar de Londres, use esse site aqui, o Plan a Journey, digite de onde você vai e para onde você quer ir, que ele vai te dar todas as coordenadas, o tempo de duração e o horário do próximo trem. Excelente!!
Veja no primeiro exemplo, saindo da estação de metrô ao lado do nosso hotel (Elephant & Castle) até o Aeroporto de Heathrow, ele aconselha o Heathrow Express, pois é a opção mais rápida:
Nessa outra simulação, como precisaríamos sair às 4:00 da manhã, tanto o metrô quanto o trema ainda não estavam funcionando, então ele mostra as opções de ônibus disponíveis. Decidimos pegar o táxi pela facilidade, mas seria possível ir de ônibus também.