Localizado na capital da República Checa o gigantesco Castelo de Praga foi inaugurado por volta do ano 880 pelo príncipe Borijov, conde da Boêmia. Claro que inicialmente a construção não era assim, pois com o passar dos anos a mesma sofreu inumeras reformas. É o maior castelo do mundo de acordo com o Guiness Book.
Torres, muros e igrejas foram sendo acrescentadas formando a atual residência oficial do governo checo. Sua área total passa dos 72 mil metros quadrados e compreende a Catedral de S. Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz, e a Viela Dourada.
Catedral do São Vito
A Catedral do São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga. Fundada em 1346 por João Luxemburgo, só foi finalizada em 1929. No interior destaca-se a Capela do São Wenceslao do século XIV, decorada com 1.200 pedras semi-preciosas e com murais originais de temas bíblicos.
Palácio Real de Praga
O Palácio Real de Praga está localizado no Castelo de Praga. São três castelos superpostos, construídos cada um em uma época, onde era a residência dos reis da Boémia entre os séculos XI e XVII.
Beco Dourado
O Beco Dourado é uma rua curta e estreita e uma das mais pitorescas de Praga. É outro ponto do castelo que merece ser visitado. Nesta rua estavam localizadas as casas dos artesãos e militares que guardavam o castelo. A casa nr 22 é a mais conhecida, pois foi resudência do escritor Franz Kafka.
Basílica de São Jorge
A Basílica de São Jorge foi construída em 921 por ordem do pai do Príncipe Wenceslão. É o monumento românico melhor conservado da República Checa.
Convento de São Jorge
Junto à basílica encontra-se o antigo convento de São Jorge fundado no século X e atualmente alberga as coleções de arte antiga da Galeria Nacional Checa.
Palácio Lobkovicz
Na atualidade alberga uma exposição permanente sobre a história checa uma exposição das cópia das Jóias da coroa.