Praga é inesquecível pela enorme quantidade de monumentos únicos dos mais diversos estilos arquitetônicos e pelas vistas panorâmicas. Como tínhamos pouco tempo na cidade, contratamos um walking tour no próprio hotel. A guia chegou às 8h, passamos em mais 2 hotéis para pegar o pessoal e começamos a explorar a cidade, começando pela Cidade Velha.
O núcleo antigo de Praga tem mais de 10 séculos de história é uma mistura da arquitectura românica e gótica, com casas e palácios renascentistas e bairros barrocos com um enorme número de palácios e igrejas.
A maioria das obras são Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
A cidade é dividida em 5 partes: a Cidade Velha (Staré Město), a cidade Nova (NOVÉ MESTO), o Bairro do Castelo (Hradčany), o Bairro Pequeno (Malá Strana) e o bairro Judeu (Josefov).
Staré Město – A Cidade Velha – Praga
Foi onde nos hospedamos, no Ibis Old Town, e recomendo fortemente. O hotel é muito bom, o padrão todos já conhecem, e o lugar é incrível. Aos pés da Praça da Cidade Velha e ao lado de uma estação de metrô. Perto de tudo, e na minha opinião, o melhor lugar para se hospedar.
Inicialmente, Cidade Românica, depois Gótica foi várias vezes reconstruída, assim, mantém o aspecto renascentista, barroco, rococó e modernista. Foi a primeira cidade de Praga fundada em 1234. As principais atrações dessa área são:
Ponte de Carlos
Praça da Cidade Velha
Essa é a praça mais bonita e famosa da Praga histórica. Desde o século XI foi cruzamento de varias ruas comerciais e mercado principal.
Aqui se encontra a Câmara da Cidade Velha com o Relógio Astronómico e a igreja barroca de Sao Nicolau (K. I. Dienzenhofer, 1732 – 1735). O palácio Kinsky de estilo rococó e a casa da Campana de Pedra – um palácio gótico do século XIV – são hoje salas de exibiçao e de concerto da Galeria Municipal.
Câmara da Cidade Velha
A Câmara foi fundada em 1338 agregada a uma torre de setenta metros de altura.
Perto da parte sul da torre, Mikuláš de Kadaň foi colocado um relógio astrológico em 1410. Existe uma lenda que narra como Venceslau IV deixou cego o construtor do relógio, Mikuláš, para que nunca mais pudesse reproduzir tal maravilha.
Mais informações sobre o relógio você pode ler neste post aqui.
Teatro dos Estados
A estreia da ópera Don Giovanni, de Mozart, realizou-se aqui em 29 de Outubro de 1787.
Casa Municipal
É um dos edifícios mais conhecidos da cidade e importante centro cultural e social da vida de Praga.
A Casa Municipal é um bom exemplo da arquitectura modernista. Em seu interior encontram-se várias cafetarias, restaurantes, salas de exposição, de baile e de música clássica. A sala principal e mais famosa é a sala de Smetana.
Para assitir um concerto na Casa Municipal basta comprar os ingressos na bilheteria do palácio. No dia em que fomos, o atendente era equatoriano e falava potunhol. Os ingressos variam de R$30 a R$100.
A Torre de Pólvora
Entrada da Cidade Velha e parte das antigas muralhas da cidade. Aqui começa o Caminho Real – a rota de coroações dos reis checos, que conduz ao Castelo de Praga.
As muralhas contava outras 11 portas foram derrubadas depois dafundação de Praga Grande em 1784. Na parte histórica ficaram as portas antigas: A Porta da Pólvora e A Torre da Ponte de Carlos. Ambas são de origem gótica.