Murano é um pequeno arquipelago formado por 7 ilhas há 1 km de Veneza e berço da arte em vidro italiana.
A arte de trabalhar o vidro é muito antiga (vem dos Fenícios e Egípcios) e os segredos sempre foram muito protegidos, tanto que 0s artesãos eram confinados nas ilhas (Murano!).
Os vidros são famosos pelas diferentes formas e cores e pelas composições das “flores” ou Murrines, hastes finas de vidro colorido, característcos dessa arte.
Essas hastes são “fatiadas” e fundidas em peças únicas. Não existe uma peça igual à outra e isso é o que torna esses vidros tão desejados.
– Como ir à Murano
A linha do Vaporetto que vai para Murano é a que parte do Lido. Faz o percurso Lido – Punta Sabioni que é uma ilha depois de Murano. A viagem dura cerca de 1h30, pois há paradas em outras ilhas no caminho,
Inclusive uma das paradas é na Ilha de Burano, que é muito bonita, com casinhas super coloridas. Muitos hoteis oferecem transfers particulares em taxi boats para as ilhas, informe-se.
Decidimos fazer um Glass Tour e visitar uma das muitas fábricas de vidro. São várias fábricas e mais de 40 lojas. Passeie pelas ruazinhas e escolha a que te agradar ou peça indicação no seu hotel.
No final do tour saímos na loja onde uma peça é mais bonita que a outra.
Os lustres de Murano são as peças que mais nos encantaram.
Não quer ou não dá tempo de ir até Murano? Dá pra fazer a festa no Mercado de Rialto, por preços mais baixos que na ilha. Os atravessadores cobram taxas altas e acaba saindo mais caro.
Tome cuidado com as peças muito baratas. Bem no início da ponte (foto) são vendidos vasos e porta retratos por 7-8 Euros, mas não são verdadeiros.
Para não ser enganado, verifique o selo de autenticidade que há em todas as peças originais feitas em Murano e a assinatura do artista.
Sempre compre em lojas e nunca em barracas que em sua maioria vendem peças falsificadas.
Depois das compras não perca a oportunidade de almoçar em um dos Restaurantes da Ribeira.
Eles servem peixe e frutos do mar fresquíssimos do Mercado de Rialto, fora a vista…