Europa · Italia

O que comer e comprar na Itália (indispensáveis!)

Tenho que confessar que a Itália me conquistou pelo estômago. Não que o país não seja bonito, pelo contrário, é lindo! Um dos lugares visitados que mais amo no mundo, mas juntar essa beleza toda com todas as delícias da gastronomia italiana é o que torna uma viagem à Itália um agrado à todos os sentidos. Em especial para mim porque a cada cantos me relembrava da minha bisavó e da minha infância.

– Risotos, Polentas e Peixes. 

No norte, especialmente em Veneza e Verona encontramos muitos riotos e polentas e, em especial, em Veneza, a polenta é feita igual à da minha bisavó que era de lá: servidas com molho de carne ou cortadas em pedaços e fritas. Amo! Em Veneza também, encontramos os mais frescos peixes e frutos do mar. Não vá embora sem comer uma massa com frutos do mar à beira do Grand Canal, no Rialto. Não vai se arrepender!

Roteiro Veneza

Massas e molhos

Com relação às massas, todas cozidas al punto, e regadas principalmente com os dois molhos mais famosos: o pesto genovês, à base de manjericão, e o bolonhês, cuja receita original leva, além de carne moída, cenoura e salsão picadinho. Muito bom. Mas, a seleção não acaba aí não. Há uma infinita variedade de molhos e  também adoramos: *Carbonara (com queijo parmesão, gema de ovos e bacon); *All’amatriciana (com tomate fresco, bacon e queijo pecorino);

restaurantes italianos

*Basílico (com tomatinhos frescos e manjericão);

restaurantes italianos

*Ccacio i Pepe (tipicamente romano feito com queijo pecorino ralado e pimenta do reino moída).

restaurantes italianos

– e os molhos trufados a preços inacreditavelmente acessíveis, feitos com cogumelos porcini, trufa negra e a famosa trufa branca da Toscana, considerada a melhor do mundo.

dicas restaurantes em roma

Todos absolutamente imperdíveis!

– Presuntos Entre os embutidos destacam-se a Mortadela de Bolonha e o Presunto de Parma e San Daniele (crudo ou cotto, respectivamente cru ou cozido) – frescos, macios e cheios de sabor, o vinagre (aceto balsâmico) de Modena (misturado com azeite de oliva sobre pão italiano e vinho é combinação infalível).

dicas restaurantes italia

– Queijos A Itália produz, anualmente, 900.000 toneladas de queijos com mais de 100 diferentes tipos. De sabores e perfumes tão peculiares quanto atraentes, dos mais fortes aos mais suaves, os queijos italianos nos ganharam de primeira.

queijos italianos

O detaque principal fica para o trio de ouro da região de Campânia, principalmente com os de leite de ovelha – mussarela de búfala, burrata e scamorza; encontramos ainda, a mozzarella (de búfala) e o fior di latte (de vaca), além do provola e do provolone. Delociosos e muito  branquinhos, macios e cremosos.

Culinária ItalianaMussarela de Búfala

Além dessas primeiras descobertas, nos aventuramos em todos os outros queijos que encontramos pela frente e não houve um que não nos tenha conquistado, mas claro que uns mais que os outros, então segue a minha lista de preferências: *Pecorino romano, um dos queijos mais velhos do mundo e tem que ser experimentado. É um dos símbolos da itália. Marcante, tem sabor salgado e picante ao mesmo tempo e se harmoniza perfeitamente com os vinhos Chianti e Valpolicella. Experimente mergulhado no mel trufado, é de comer de joelhos.

Culinária ItalianaPecorino e Scamorza

Preste atençao que este queijo tem nas versões afumicatta (defumada), natural, semi staigionato, ou nosso famosos meia cura, e o stagionato, que é o curado. Assim como nosso queijo mineiro a intensidade do sal se intensifica de um para o outro e são todos excelentes. *Scamorza, que junto com a mussarela de búfala e a burrata – um dos meus favoritos – um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga (a burrata leva 40% de mussarela de búfala, 40% de mussarela convencional e 20% de creme de leite), muito cremosa e excelente como antepasto, são os queijos de leite de búfala mais famosos da Itália. São imperdíveis, os melhores do mundo e não consigo dizer qual é o mais gostoso ou mais cremoso.

queijos italianos

*Mascarpone italiano lembra creme de leite fresco, com uma consistência de manteiga amolecida, bem natural e sem sal. É o ingrediente principal de um dos doces mais famosos da Itália: o tirmisu. Não deixe de prová-lo! *Ricota, alvo de alguns preconceitos do marido, também merece sua atenção. São diversos tipos, muito cremosos e diferentes. Simplesmente indescritível o sabor. Só experimentando!

– Trufas (tartufo) A trufa branca da Toscana, junto com a negra de Piemont na França, está entre as iguarias mais apreciadas e mais caras do mundo. Mas na Itália é acessível e facilmente encontrada em qualquer ‘Osteria’ ou Enoteca. Não perca a massa e o mel trufado!

Enotecas Italianas dicas restaurantes em roma

– Vinhos Italianos e Bellini Não há como pensar na Itália e não lembrar dos seus famosos vinhos, que se alternam com os franceses, de tempos em tempos, nas posições de mais produzidos e consumidos no mundo.

enoteca procacci florença

A Itália possui vinte regiões vinícolas e entre elas destacam-se:

Piemonte, onde se destaca o Barolo, denominado o vinho dos reis e o rei dos vinhos;

Toscana, com o seu popular Chianti, dentre os quais está o meu preferido, o classico Peppoli e os grandes Brunello de Montalcino, o Sassicaia e o Tignanello, três colocados entre os melhores vinhos do mundo;

Veneto, dos populares Valpolicella e Bardolino; –Umbria do famoso branco Orvieto;

Lazio, região do alegre Frascati (frizante); – Emilia-Romagna do popular Lambrusco (frizante).

O vinho que mais gostamos foi o Chianti Clássico, Peppoli, que custa em média 21 Euros por lá. O Brunello é uma oportunidade fantástica, pois estava por volta de 38 Euros. Os preços são bem mais baixos em relação ao Brasil e vale a pena investir em alguns bons exemplares.

O Bellini é um coquetel típico de Veneza, muito saboroso, composta por duas partes de Prosecco e uma de suco de pêssego. Foi criada por Giuseppi Cipriani, dono do Harry’s Bar, para Ernest Hemmingway, e ainda hoje é o drink mais pedido do lugar.

bellini harrs bar veneza italia

Vale uma visita! A vinícula Canella engarrafou o drink que é vendido em todos os supermercados.

bellini italia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s