Europa · Italia · Roma

Roma | Como visitar o Coliseu (comprar o ingresso e pular a fila), o Foro Romano e o Palatino

                                                                                                                                                                                        

  • Roma | Do Coliseu à Piazza Spagna

Nosso dia começou com o ponto mais famoso de Roma, o Coliseu. Pegamos o metrô e descemos na estação de mesmo nome.   Comprei o ingresso online com antecedência e que vale para Coliseu + Palatino + Forum Romano e evitamos uma fila enorme que já havia para entrar, e isso porque era baixa temporada.

Italia

A dica é visitar o Coliseu cedo, antes que a multidão de turistas chegue.   O Coliseu é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga e tem esse nome devido a existência de uma gigantesca estátua de Nero que ficava em frente.   Ele foi usado por quase 500 anos até a Idade Média e hoje está em ruínas por causa dos vários terremotos que enfrentou.

coliseu italia

Ao entrar e visitar o lugar percebe-se nitidamente que o lugar realmente funcionava como um teatro, mas o único problema é que os gladiadores lutavam de verdade. Havia vários cenários com leões, ursos e tigres que eram içados para o tablado de madeira coberto de areia onde acontecia a luta. Coliseu Roma

Debaixo desse tablado, cujo piso hoje está todo destruído,  revelam-se os corredores subterrâneos pelos quais os gladiadores acessavam a arena.

coliseu italia

A estrutura apresenta três níveis de arquibancadas que eram destinada a diferentes classes sociais e até hoje os engenheiros e arquitetos não entendem como puderam construir uma arquitetura tão complexa que, por exemplo, em caso de incêndio poderia ser evacuada totalmente em 2 minutos.

arco de constantino roma

Logo em frente fica o Arco di Constantino e o Palatino com o Forum Romano.

Foro Romano Roma

O Palatino é uma das sete colinas de Roma e nas suas costas foram construídos tanto o Fórum Romano quanto o Circo Máximo, onde Roma foi fundada e onde estão as ruínas de alguns templos, do estádio esportivo, da casa de Augusto e o Museu do Palatino. Junto estão as ruínas do antigo Forum Romano.

Foro Romano RomaPalatino Roma

Saindo do Palatino seguimos caminhando pela via Carvour e Via dei Fori Imperiali até a Piazza Veneza onde fica o Palazzo Venezia na Via dei Plebicito.

Palazzo Vnezia Roma

A partir do centro da praça inicia-se a via del Corso que é a rua mais chique de Roma.

Via del Corso Roma

Seguimos por essa rua até a Piazza dei Trevi onde fica a Fontana di Trevi. A Fontana é muito maior e muito mais linda do que eu imaginava e foi o meu principal motivo de querer visitar Roma.

Fontava di Trevi

Na própria pracinha almoçamos uma pizza muito boa, aliás a massa da pizza da Italia é bem diferente da nossa, mais leve e crocante, levemente amaciada pelos tomates frescos e o azeite e torrada pelo forno resultam na combinaçao perfeita de textura e sabor. Escolhemos a All’antico Forno bem em frente a praça e almoçamos com uma das vista mais bonitas de Roma. A praça é bem pequena e está sempre lotada. Voltamos lá mais umas duas ou três vezes e sempre lotada!

roteiro roma antico forno

Voltamos para a Via del Corso e continuamos o passeio até a Piazza Spagna, famosa por sua grande escadaria e convite ideal para assistir um lindo pôr do Sol.

Piazza Espanha Roma

Na volta viemos pela Via Sistina, que fica atrás da Igreja e passamos pela Piazza Barberini, a Piazza della República e a Basílica Santa Maria Maggiori.

Basilica Santa Maria Maggiori

À noite voltamos para perto da Piazza Barberini para jantar no que foi o melhor restaurante da viagem, a Osteria Barberini, especializada em trufas.

roteiro roma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s