Morretes é a cidade de veraneio de quem mora em Curitiba e juntamente com Antonina e Paranaguá formam são as cidades mais turísticas do litoral paranaense. O Passeio de Trem entre Curitiba e Morretes é imperdível e uma das atrações da cidade.
A forma mais tradicional de se visitar a região é com o trem da Serra Verde Express. Há vários pacotes que valem super a pena. Os mais comuns são o Pacote Turístico, o Executivo e o da Litorina de Luxo. Como tenho uma amiga que mora em Curitiba, ela me deu essa super dica e compramos diretamente com eles, o que sai muito mais barato. Mas toda agência de Curitiba oferece esse passeio e inclusive o concierge do nosso hotel pode te indicar uma de confiança. Fechamos tudo por telefone ((41) 3888-3488) e e-mail. Eles são bem rápidos e eficientes: enviam o orçamento com várias propostas e você escolhe a que mais lhe interessar.
Nós queríamos litorina, mas como entrei em contato na mesma semana da viagem, já não havia mais lugares disponíveis. É um vagão bem no estilo “Éramos Seis” de um vagão, com decoração de luxo dos anos 30 e open bar a vontade, mas precisa reservar com pelo menos umas duas semanas de antecedência.
Acabamos fechando o Pacote Executivo que inclui:
– traslado do hotel até a estação de trens;
– viagem em trem executivo de Curitiba até Morretes + lanche;
– almoço típico com barreado;
– city tour com guia em Morretes e Antonina;
– volta de ônibus pela estrada da Graciosa (o que reduz o trajeto de 3 horas do trem para 1 hora)
Ao chegar na estação de trem, o guia distribui as passagens. Em cada um dos vagões há um guia da própria empresa de trens que vai contando a história da cidade, orientando sobre os melhores momentos para fotos e apontando os pontos famosos ao longo do caminho.
O trem vai bem devargazinho e percorre os 90 km entre Curitiba e Morretes em 3 horas. A paisagem é muito bonita com mata nativa, cânions e ruínas da época do Império.
Há paradas graduais na linha, pois ele divide o trilho com os trens de carga, mas são bem rápidas e no meio do caminho é servido um lanche.
Chegamos em Morretes e começamos o passeio pela cidade que é bem histórica, me lembrou um pouco Paraty.
Até o século XVI a cidade era ocupada pelos índios carijós, mas com a descoberta de jazidas de ouro na região, ela passou a ser ocupada por portugueses, mineradores e aventureiros que chegavam na maioria por embarcações no Porto de Paranaguá.
A economia, o comércio e a indústria começaram a crescer e os engenhos de beneficiamento de erva mate começaram a despontar, porém com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Paraná a cidade acabou perdendo sua importância.
A cidade é bem histórica, com casarões imponentes e muitas lojas de artesanato com as famosas panelas de barro em que é feito o prato típico da região, o barreado.
Aliás uma coisa que não falta por lá é banana por causa do clima tropical e úmido. É a maior concentração de doces bananinha, balas de banana, chips de banana, cachaça de banana e farinha de banana por metro quadrado!
Av. Presidente Affonso Camargo, 330, Curitiba/ PR, Tel. (41) 3888-3488