Há duas maneiras de se visitar a Estátua da Liberdade: a paga (ferry saindo do Battery Park) e a sem custos (ferry saindo do Staten Island Ferry). Nós optamos pela sem custo, mas vou comentar sobre as duas:
1) Sem Custos: Basta pegar o ferry que sai do Staten Island Ferry e vai até Staten Island. O ferry é gratuito e a viagem dura cerca de 2o minutos.
Durante o trajeto você tem vistas tanto da estátua quanto do skyline de Manhattan que é lindo. Experimente fazer essa viagem à noite quando a ilha está toda iluminada!
2) Com custos: Basta pegar o ferry que sai do Battery Park, a bilheteria fica no Castelo Clinton ou você pode comprar online aqui, diariamente das 9h30 às 17 horas. Os ferries saem de 20 em 20 minutos e vão até a Ilha da Liberade onde fica a Estátua da Liberdade (para visitar a estátua é preciso comprar o passe), mas há visita gratuita pela ilha guiada pelos guardas do parque, mas não esqueça, se quiser visitar a estátua, é necessário comprar o passe.
Chegue cedo porque os passes para a coroa (crown) são os que esgotam mais depressa, recomenda-se comprar com um dia de antecedência. Há outros passes a sua escolha como o passe para o pedestal, para o museu, para a Ilha da Liberdade e somente para a Ilha de Ellis.
Depois de visitar a ilha da Liberdade, o ferry vai até a Ilha de Ellis (o acesso à Ilha de Ellis já está incluso) que de 1862 a 1954 foi a porta de entrada para os imigrantes nos Estados Unidos. Lá está o Museu da Imigração que expõe fotografias e áudios que recriam o processo de entrada no país. É o local que aparece no filme ‘Hitch – Conselheiro Amoroso’ em que Will Smith leva Eva Longoria de jet ski até a ilha.