Manuela Buffara comanda o restaurante de mesmo nome há apenas dois anos, mas já é sucesso absoluto. Manu, restaurante de comida molecular em Curitiba, é um dos primeiros do gênero e lembra a casa de Alex Atala em São Paulo.
Já havia visto algumas fotos do restaurante no Instagram e assim que tive uma viagem a trabalho para Curitiba, aproveitei uma das noites para conhecer o restaurante. Ele fica super bem localizado, no bairro Batel, o meu preferido da cidade. As fotos ficaram um pouco escurar porque tirei com celular e o lugar tem climinha meio luz de velas. O ambiente é esporte/ chique e com uma decoração em moderna. Não é do estilo agitado, é ideal para casais e grupos de amigos em um clima bem ‘bossa nova’.
A chef faz uma releitura dos pratos mais tradicionais brasileiros de forma criativa. O menu muda toda semana conforme os ingredientes mais frescos/ disponíveis são encontrados. Há três menus: de oito pratos, seis e quatro todos a preços fixos. É possível também acrescentar a harmonização com vinho ou champagne ao jantar. A culinária é molecular então todos os pratos tradicionais são ‘reinventados’, por exemplo, começamos com um agradinho da chef que foi um consomé de milho verde.
Ao mesmo tempo eles trazem a entrada que cosiste em uma seleção de vários pães que são servidos à vontade e uma manteiga de nozes e foie gras.
Em seguida chegaram os pratos reinventados: uma salada caprese com gelatina de tomate e uma pinça de talher! Achei o máximo!
Bacalhoada com farofa de bacalhau, espuma de polenta com frango, carne de javali entre outros. Não se esqueça que o cardápio muda a cada semana.
Achei os pratos gostosos, só não curti muito a carne de javali. A sobremesa estava impecável com um sorvete de doce de leite de comer rezando.
Na hora de fechar a conta mais um agrado: dois bolinhos caseiros de laranja assinados pela chefe para levar para casa.
É imprescindível fazer reserva pelo próprio site ou pelo telefone.
Al. Dom Pedro II, 317 | Batel | Curitiba – PR | Tel.:(41) 3044-4395