Alghero é uma das cidades mais importantes da Sardenha, na regiao de Sassari, e seus arredores oferecem muitíssimas praias e calas de águas cristalinas com uma cor verde esmeralda impressionante.
Há algumas praias urbanas bem animadinhas e limpas, mas as praias mais bonitas mesmo estao um pouco mais distante do centro de da cidade, ao longo da Costa de Alghero que tem cerca de 90 km de extensao.
Para chegar até elas, já escrevi um post detalhado sobre o transporte em Alghero, nao recomendo usar táxi, já que as distancias nao sao tao curtas e uma corrida ida e volta pode sair por volta de 60 euros. As melhores maneiras de conhecê-las é de carro ou com o Beach Bus que sai de hora em hora da Via Catalogna e passa em todas as praias.
Cala del Lazzaretto
Dominada pela torre que dá nome à praia, tem areia fina e branca e uma enseada de pedras que protege a praia dos ventos e por isso é a praia onde se vê mais gente dentro da água e praticando esportes, já que a água do mar tende a ser bem gelada.
Playa Le Bombarde
Foi a praia que mais gostamos. Igualmente cheia, mas com serviço de guarda-sol e cadeiras e mar tranquilo.
Playa de Mugoni
A praia de Mugoni é uma das mais concorridas e por isso a mais lotada que encontramos. Também tem servíço de guarda-sol e cadeiras e tem mais agitaçao com barzinhos e o Beach Club Mugoni.
É uma praia de água verde esmeralda, areia branca e rodeada por árvores de pinho e uma das poucas protegidas do vento forte que passa pela ilha.
Por essa razao é uma das mais concorridas da regiao e é preciso chegar chegar cedo, ou seja, antes das 10:00 para conseguir seu lugar ao sol. Quando chegamos as cadeiras já estavam todas alugadas e só conseguimos duas depois de muito insistir com o rapaz do beach club. E guarda-sol, já nao havia mas. Por sorte ficando um pouco mais afastados do mar, e nos abrigamos na sombra dos pinus que haviam por ali.
Lá é bem legal porque como fica ao lado do bar/ restaurante, dá pra usar as facilidades do lugar além de comer e beber o que quiser.
É muito curioso observar que nessas praias da Sardenha e nas europeias em geral, o pessoal leva lanche, bolacha, suco e até almoço completo de casa. O que no Brasil é considerado a maior farofada, aqui é uma coisa super natural, e exquisito é vir para a praia com as maos abanando.