Nossos dia na Sardenha foram puro dolce far niente. Chegamos com milhares de planos, com mil praias em mente para visitar, mas no final menos foi mais: fomos às principais praias, tiramos uns dia para não fazer nada e comemos muitíssimo bem.
No nosso primeiro dia, embarcamos de Barcelona a Alghero logo pela manha. Alghero fica na costa noroeste da Sardenha é uma cidadezinha tipicamente italiana, com herança catala. É a capital turística da ilha e isso se percebe ao adentrar seu centro histórico tomado pelo vai e vem dos turistas, principalmente no atardecer, quado todos já voltaram da praia e estao ávidos por muita comida italiana.
O aeroporto é pequeno e super bem sinalizado. Do lado esquerdo do portão de desembarque tem uma farmácia com produtos e preços óptimos e como não havia levado filtro solar, pois viajamos low cost, aproveitei uma promoção da marca italiana Rougj+ Solare e qual não foi a minha surpresa: um dos melhores filtros que já usei e por somente 8€! Além da linha completa da mesam marca de hidratantes e aceleradores de bronzeamento. Recomendo.
Pegamos um táxi para o nosso apartamento na cidade velha que fica a cerca de 8 km do aeroporto. Deixamos nossas coisa e partimos para conhecer a cidade. Como já estava na hora do almoço, paramos na excelente Ostería Barcelonetta na própria Via Gioberti para uma ¨pasta allo scoglio¨e muito vinho italiano.
Seu centro antigo é charmisíssimo e amuralhado (da segunda metade do século XII e com funçao de proteger a cidade dos ataques via mar), com ruas de pedras e edifícios em estilo gótico.
Viramos à esquerda (a partir da Via Gioberti) na via Carlo Alberto e chegamos à Igreja San Michele de 1364 dedicada à Sao Miguel o padroeiro da cidade.
Depois fomos em direçao ao mar até chegar ao Bastioni Sulli e a Torri di Sulli, que era uma torre de defesa da muralha, construída em homenagem à Cristóvao Colombo ( e que hoje abriga exposiçoes de arte). Voltamos várias vezes ali para assistir ao fantástico por do sol.
Seguindo pela orla do século XIII para apreciar a grande muralha fortificada e suss sete torres de defesa, de estilo catalano-aragonés, que rodeiam seu casco antigo. Na outra ponta da orla está Torri di San Giacomo, que forma par com o Sulis, lugar de muitos restaurantes de frutos do mar e com um por do sol tao bonito quanto.
Seguindo pelo Bastioni Marco Polo (onde há muitos restaurantes, bancos e lindas vistas, passamos pela Igreja Santa Maria, exemplo da arqitetura gótica-catala. Isso poeque no século XII os genoveses governavan a cidade e construíram diversos edificios para defendê-la. Mais tarde, quando os catalaos se expandiron pelo mar, Pere III conquistou Alguero para a Coroa de Aragón. Os catalaos permaneceram aí entao por quatro séculos e eram seu toque à cidade.
Continuamos nos perdendo pelas ruazinhas e chegamos à Piazza Civica com várias lojinhas e restaurantes e uma saída para o Porto.
A partir daí já se tem acesso à “cidade nova”. As prinicpais ruas sao a via Catalogna, de onde sai o Beach Bus e os ônibus regulares para às praias e cidades próximas, como Bosa e Pelosa; a via Cagliari de onde sai/ chega o ônibus para o aeroporto (9373) e tem o mercadinho Euro Spin em uma de suas travessas (Via Alberto La Mamora com o Giardino Giuseppe Mano), ótimos pra comprar massas, vinhos e queijo pra levar para casa ou para preparar se você está em um apartamento com cozinha. A via Sassari também é interessante , onde há várias lojinhas e cafeterias. A via XX Settembre, é uma travessa da Sassari e onde fica o interessantíssimo Museo del Corallo.
No final do dia, voltamos à Via Sassaria, onde fica a Torre Porta que era a entrada da cidade amuralhada e subimos até a terraça para curtir o pôr do sol e a vista aérea da cidade. A entrada é grátis.
À noite jantamos no melhor restarurante da cidade, o Ristorante Gioberti (somente com reserva), na Via Gioberti, em plena cidade antiga.