Europa · Polonia · Varsóvia

Comida Polonesa | O que comer (e beber) na Polônia

É uma obrigaçao minha começar esse post dizendo que a comida polonesa é deliciosa! Os poloneses, apesar de terem sofrido tanta invasoes conseguiram manter seu idioma e tradiçoes. A comida é bem calórica, ideal para combater as baixas temperaturas do país, com muitas sopas, batata, icarne de porco e cogumelos. Nao deixe de entrar nesse mundo da gastronomia polonesa e reserve ao menos uma noite para ir a algum restaurante de comida típica, seja em Varsóvia ou na Cracóvia. Veja posts com dicas aqui e aqui.

  • O que beber na Polônia

Bom, pra começar, a Polônia é especialista em cervejas de todos os tipos: claras, escuras, mais ou menos forte, de trigo, de cevada, com mais ou menos lúpulo, de frutas  e o que mais você puder imaginar.

Eu, como não gosto de cerveja, mas tomei as de frutas e são deliciosas, e logo descobri outra tradição polonesa: o hidromel. A Polônia é uma grande produtora de mel há vários séculos e, como sempre sobrava mel, alguém rapidinho teve a ideia de misturá-lo com álcool e água.

Há três tipos dependendo da quantidade de álcool: półtorak, dwójniak e trójniak. São, em sua maioria produzidos por pequenas famílias, e a mim me serviram quente, como uma espécie de quentão, em uma espécie de mini aparelho de fondue para mantê-lo na mesma temperatura e ir eliminando o álcool aos poucos. Uma delícia.

Outra bebida famosa são as vodkas feitas a base de trigo, centeio ou batatas, sendo a mais famosa a Żubrówka. Recomendo ir a um Bar de Vodkas que fomos na Cracóvia. Veja post aqui.

  • O que comer na Polônia
  • Sopas

Os poloneses são fissurados por sopa e a mais famosa é a Zarek, uma sopa de carne com farinha de centeio, linguiça e ovo servida dentro de um pão! Outra típica é a Barszcz de beterraba com batata e carne de porco, uma espécie de Borscht polonesa. Gostei tanto que sté comprei no mercado as sopas em pó da Knorr para trazer para casa.

  • Massas

Depois da tradicional sopa no pão, o prato mais famoso são os Pierogi, uma espécie de ravioli cozido no vapor com diversos recheios de carne, repolho, cogumelo, queijo entre outros.

  • Carnes

O Schnitzel, que é um bife bem fininho a milanesa, aqui é de porco, e também vale a pena.  As almôndegas também são deliciosas. uase todos os pratos  vem acompanhados de um puré de batatas delicioso temperado com endro.

Outro prato muito comum é o Golonka, uma variaçao assada do tradicional joelho de porco alemao.

Golonka ao fundo
  • Sobremesas

A mais famosa é o Paczi, uma espécie de sonho delicioso. Provamos na Confeitaria Blicke em Varsóvia.

Também tivemos a oportunidade de provar a Sernik, o cream cheese polonês, na nossa versao com calda de frutas vermelhas. Provamos em um Milkbar em Varsóvia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s