Alemanha · Berlim · Europa

Como visitar o Parlamento Alemão (Bundestag) em Berlin

O Parlamento Alemão, desde sua criação en 1894, é o órgão constitucional supremo do Estado e o único totalmente eleito pelo povo na eleições gerais que acontecem a cada 4 anos.

Na Alemanha os poderes do Estado se dividem da forma clássica em legislativo, executivo e judicial. O Parlamento (Bundestag) desempenha o papel de legislador e cria e aprova as leis federais. Ele também elege o Chanceler Federal, nos dias de hoje, a Angela Merkel.

Também elege o Presidente Federal (a Alemanha segue o regime parlamentarista e por isso tem um presidente e um chanceler ou primeiro ministro) e outros cargos importantes os juízes do Tribunal Constitucional Federal. Além disso exercem a função de “controle” do Chanceler e dos Ministros.

Os deputados são 630 no total de diferentes profissões e crenças religiosas. Existe inclusive, dentro do edifício do parlamento, um espaço de recolhimento religioso onde de quinta e sexta se transmiten as badaladas da Catedral de Colônia, uma das mais famosas da Alemanha. Também há marcadores no chão para que os deputados possam rezar em direção à Meca ou Jerusalém.

Com relação ao edifício, idealizado pelo arquiteto britânico Norman Foster, o primeiro impacto causado pela sua fachada monumental e tamanho é grande.

Além disso o seu interior é altamente tecnológico como plano de economia energética.

A famosa cúpula de cristal com um dispositivo em forma de trompa conerta por 360 espelhos que permitem projetar a luz natural diretamente na Sala Plenária, reconhecida por sua porta azul como o coração do edifício.

Essa trompa tem um sistema de recupeção de calor que aproveita a energia para aquecer o edifício e renovar o ar da Sala Plenária. Esse sistema cobre “ecologicamente” 50% da energia elétrica consumida pelo edifício e 100% da calefação e refrigeração.

Logo na entrada da visita à Cúpula nos entregaram um panfleto informativo e um audio guia que te dá informações do edifício e da maravilhosa vista aérea de Berlin que se tem do terraço.

O rio Spree, a antena de TV, o Portal de Brandenburgo e a vista aérea do Tiergarten são os destaques.

Ao lado do Parlamento está o Edifício Paul Löbe, nome do último presidente da República de Weimar, que abriga salões parlamentares e secretarias.

Aliás Bundestag é o nome moderno do Parlamento, na época da monarquia ele de chamava Reichstag, por isso você pode escutar os dois nomes por lá.

O Parlamento mais os Edifícios Paulo Löbe, o Marie-Elisabeth Lüders e o Jakob Kaiser formam parte do complexo parlamentar “Laço da Federação” que une por cima do rio Spree as duas Alemanhas, antes divididas.

Informações Práticas

A visita ao Parlamento é gratuita e deve ser previamente agendadas pelo site. Você escolhe até três opções de dia e horário (recomendo com uma antecedência de duas semanas) e recebe a confirmação por e-mail.

Você pode escolher uma visita guiada + cúpula que dura 90 minutos ou somente a visita à Cúpula + audio guide que dura 20 minutos.

Outra possibilidade é fazer a reserva da visita à Cúpula no estande em frente ao Parlamento que costuma ter vagas mesmo quando as vagas onlines já estejam esgotadas. A fila é de mais ou menos 40 minutos, mas você consegue reservar para o dia seguinte ou no pior caso para dois dias depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s