O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina e é uma ótima opção de passeio bate e volta a partir de São Paulo.
Ele fica em Cotia, a 70 km de distância da capital na altura do km 28 da Raposo Tavares. Outra opção é pegar um ônibus do templo que sai todos os domingos às 8:30 da frente do metrô Liberdade e volta às 16:00. O transporte ida e volta custa R$10.
Logo que chegamos, já do estacionamento comecei a ouvir uma melodia chinesa que misturada aos templos e aos lindos jardins transmitia uma sensação de paz imediata.
Todo domingo a partir das 10:00 há cerimônia no Templo. Antes de entrar você deve fazer um pedido e espetar um insenso em um vaso de metal cheio de areia com pedidos e agradecimentos ao Buda. O pessoal do templo orienta os visitantes.
Depois disso, retiramos uma mensagem em uma mesa ao lado e entramos no templo. A maioria das cerimônias é em chinês e mais ou menos uma vez ao mês acontece uma em português. É só entrar no site e verificar.
A que assistimos foi em chinês, mas há tradução simultânea das músicas e das mensagens da monja. A cerimônia é bem comprida, leva cerca de 3 horas e não é permitido tirar fotos, afinal você está lá para rezar.
Depois da cerimônia fomos almoçar no Restaurante do Templo, que é vegetariano, e super bem recomendado. O valor é de R$25 por pessoa, mas a comida é ma-ra-vi-lho-sa, vale cada centavo e por ser buffet é possível repetir quantas vezes quiser.
Saimos então para caminhar pelos jardins do Templo que são impecáveis.
Várias estátuas de budas, fonte dos desejos, lago com tartarugas e um gramado florido enorme com bancos que convidam à meditação e à contemplação. Uma fuga ideal do stress do dia a dia.
Se não quiser almoçar há uma cafeteria, que é parada obrigatória para comprar um dos famosos pães feitos pelas monjas. São treze tipos, mas o de cenoura é imperdível. Há também uma lojinha com artigos budistas, um museu de arte budista, livraria e um playground para as crianças. Tudo gratuito.
Local: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1.461 Cotia – SP Tel: (55 11) 4612-2895
Horário: 3ª à 6ªf, das 12h00 às 17h00; sábados, domingos e feriados, das 09h30 às 17h00 (Não abre às segundas)