Feriado de sol, fomos dar uma volta pela cidade de Itu. Fazer turismo em Itu pode ser uma grande aventura. Fazendas e campings com bichos e cavalgadas, pesqueiros, museus, esportes de aventura e muita vida cultural. Fizemos um bate e volta, mas para quem quer dormir por lá há várias opções de hotéis fazenda, pousadas e campings.

Itu conquistou a fama de cidade dos exageros graças à Simplicio, comediante do programa Praça da Alegria, na extinta TV Tupi. Ele representava um caipira do interior que morava na cidade de Itu e dizia que lá tudo era grande. O orelhão e semáforos gigantes confirmam a fama de ‘Cidade do Exagero’.

Itu é um dos municípios mais imporatntes do Brasil e já foi a cidade mais rica do Estado. É um dos 29 municípios paulistas considerados ‘estância turística’ por cumprirem determinados requisitos legais. Tal status garante à esses municípios uma verba maior para a promoção do turismo regional.


É lá que fica o pesqueiro e pousada Maeda onde realizou-se o SWU em 2010.

Há diversas opções de passeios e compras, mas para comer todos chegam ao consenso de que o Bar do Alemão é a melhor pedida.

Foi fundado em 1902 em Itu pelo imigrante alemão Adolf Steiner. Seu filho, Max, costuma reunir os amigo no final do expediente para apreciar duas bebidas alemãs: a cerveja e o Steinhäger que é uma espécie de aguardente alemã tomada pura, em temperatura ambiente ou misturada com chope.

Para acompanhar Max preparava sua especialidade o Bife do Steiner, um delicioso bife à milanesa frito na mateiga, com molho de tomate e queijo. Esse bife à parmeggiana GIGANTE (serve de 2-4 pessoas) é o carro chefe da casa e também é conhecido como orelha de elefante. A porção individual (que serve duas pessoas) custa R$42,00. A gigante R$98,00.

Experimentamos o espeto de filé mignon e um ravioli de mussarela de búfala. Ambos muito saborosos.



O legal é que o bar manteve o estilo alemão e mistura essa culinária com a portuguesa e a italiana. O cardápio é todo bilíngue em alemão e português, até aprendi a falar bife à parmeggiana: Filet nach Parmeggiana. Há várias opções de pratos alemães como o Einsbein (joelho de porco) e a Kartoffeln Salat (salada de batatas). Para a sobremesa pedimos um Apfelstrudel bem gostoso.

Bar do Alemão Rua Paula Souza, 575, Centro, Itu