Alemanha · Berlim · Europa

Berlin Alternativa: Prenzlauerberg, Mauer Park e Muro de Berlin

Prenzlauerberg é um dos bairros mais queridinhos de Berlin com uma mistura de imigrantes, jovens e intelectuais.

Isso, no entanto, está fazendo com que os apartamentos e casas por ali sejam muito disputados e o preço dos aluguéis e hotéis é bem alto.

Em 2001 passamos um mês morando no bairro, em plena Kastanienallee, a principal e mais agitadinha rua do bairro, em um apartamento super cool que alugamos pelo Airbnb e foi uma experiência incrível.

É um dos bairros que menos foram destruídos durante a Segunda Guerra e a partir da década de 90 começou a ser revitalizado com ajuda de incentivos do governo.

Seus predinhos antigos de cinco andares (Altbau) foram completamente restaurados e hoje a área está cheia de cafés e restaurantes moderninhos.

Passear pela Kastsnienallee é um choque cultural para quem nunca saiu do seu próprio país. Berlin foi a primeira cidade da Europa que eu visitei em 2011 e Prenzlauerberg um dos primeiros contatos que tive com a cidade.

Ela é cheia de boêmios, artistas, pessoas de várias tribos e muitos, mas muitos restaurantes. Lá está o Biergarten mais antigo de Berlin, o Prater Biergarten.

Virando em um de suas travessas, a Orderbergerstrasse, também outra famosinha com vários cafés como o Kauf dich Glücklich, no número 44 que faz waffles deliciosos. Tínhamos acabado de almoçar, mas parar por ali para uma taça de vinho ou um café com bolo caseiro (hausgemachter Kuchen) antes de seguir para o Mauerpark é tentador.

Pelo nome já dá para deduzir que é o Parque do Muro.

Antes era terra de ninguém onde ficava uma parte do muro com várias torres de observação, mas com o tempo foi se transformando em um dos pontos mais descolados de Berlin, principalmente aos domingos, quando a partir das 15:00 o irlandês Joe Hatchiban chega com suas bicicletas e caixas de som e organiza um mega karaokê no pequeno anfiteatro do parque.

Aos domingos também acontece um mercadinho de pulgas no parque. Sinceramente o parque não achei o parque grande coisa não, não vale ir só para vê-lo, mas se estiver passeando por Prenzlauerberg não perca a oportunidade de ver como os berlinenses passam suas tardes de verão.

Na saída é possível pegar o tram (bondinho) M10 Hauptbahnhof e descer na parada Friedeich-Ludwig-Jahn Sportpark. Lá quase ao lado está o Café Anna Blume, um dos mais famosinhos da cidade. Berlin é super famosa por seus bolos e capuccinos, não deixe de experimentar algum.

Dali dá para esticar até a praça Kollwitzplatz, o endereço mais caro do bairro e flanar pelas ruazinhas sem compromisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s