Acordamos tarde e começamos o dia subindo novamente a 5th Avenue em direção ao Central Park e chegamos no Columbus Circle que junto com a Columbus Avenue é um dos lugares que mais gostei em Nova York. Perto da entrada do Central Park fica a Trump International Hotel and Tower e o Time Warner Center. Como era época de Natal havia uma feira de artigos e comidas natalinas – do estilo das feiras de Natal alemãs – onde aproveitamos para almoçar. A feira é linda e a comida deliciosa, vale a pena!
A Columbus Avenue é cheia de bistrôs e lojas boutique e dois lugares imperdíveis são a Best Buy, onde encontramos os melhores preços para eletrônicos, e a William & Sonoma, uma loja de artigos culinários para chefes de cozinha. Encontrei um maçarico (torch) para crème brulet por um preço excelente, mas o gás não pode trazer, hein! Seguimos então para o Central Park que é o pulmão de Manhattan e se extende por 51 quarteirões, da 59th até a 110th e tem 15o km de caminhos para pedestres.
A ordem aqui é priorizar quais pontos você gostaria de ver e escolher alguns dos caminhos disponíveis.
O parque foi projetado durante 20 anos pelos paisagistas Frederick Law e Calvert Vaux e quase tudo lá foi feito pelo homem em uma área pedregosa e de pouca vegetação: o gramamdo, os lagos e o bosque.
Começamos o passeio pela Grand Army Plaza na 5th Avenue com a 59th. Seguimos a trilha à oeste que conduz a um lago.
Contornamos o lago e chegamos até o Wollman Memorial Rink, que no inverno, de outubro a abril, é usado para patinação no gelo. Nos demais meses é usado como parque de diversões.
Ali perto fica a leiteria ou Dairy, construída em 1870 para fornecer leite e brinquedos para as crianças da cidade. Hoje é um centro de informações turísticas. À oeste dali fica o Carrossel e à leste o Central Park Zoo. Uma opção é fazer um ‘tour’ pelo parque nas várias carruagens que esperam ao redor dele ou alugar uma bicicleta nas lojinhas próximas ao parque.
Como estava muito frio desistimos de percorrer o parque todo e não fizemos a parte norte onde estão o Belvedere Castle (aquele que aparece no filme dos Smurfs), o Shakespeare Garden e o Strawberry Fields. Desculpa para voltar outra vez!
Dali fomos até a Bloomingdales, na 59th com a Lexington, uma das mais famosas lojas de departamento americanas. Assim como a Macy’s, estrangeiros tem desconto de 15% nas compras. Basta mostrar o passaporte no balcão de atendimento ao turista e conseguir o voucher.
A loja tem vários andares e reúne a maior parte das marcas de luxo do mundo.
Lá encontramos os melhores preços de relógios como Michael Kors e maquiagens. No final, você ainda troca as notas da compra por um presente de Natal da loja.
No térreo também fica uma filial da famosa Magnolia Bakery com os famosos cupcakes do seriado ‘Sex and the City’.
Realmente são muito gostosos e cairam muito bem para um lanche no final da tarde.
De lá partimos novamente para o Lincoln Center, mas desta vez para assistir o espetáculo pelo qual eu mais esperava – o Ballet do Quebra Nozes.