A avenida Kurfürstendamm, em plena Berlin Ocidental, ao lado da Avenida Unter den Linden, são as queridinhas dos berlinenses para passear e curtir o final de semana, principalmente no verão.
A avenida começou a ganhar fama no final do século XX quando virou reduto de intelectuais e começaram a surgir então os primeiros cafés, teatros e cabarets.
Assim como a Alexanderplatz que era o centro de Berlin Oriental, a Kurfürstendamm era o centro da Berlin Ocidental.
Como quase tudo em Berlim, ela também foi quase que totalmente destruída pelos bombardeios durante a Segunda Guerra e começou a ser revitalizada a partir dos anos 50. Aliás Berlin é um exemplo de cidade por haver conseguido reerguer-se tão rapidamente e com tanta força depois de ser quase que totalmente aniquilada. A cidade é um museu a céu aberto!
E não poderia ser diferente na Kurfürstendamm que começa na praça Breitscheidplatz, em Charlottenburg, onde está a Igreja Luterana Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche. Com 3,5 km de extensão ela vai até a Rathenauplatz em Grünewald.
A Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche se converteu em um verdadeiro memorial da Segunda Guerra. Para manter viva a memória da destruição, a Igreja, e assim como muitos prédios em Berlin, não foi totalmente restaurada, deixando a mostra os escrombos da guerra. Falei disso também nesse post sobre a Potsdamer Platz e nesse sobre Stuttgart.
Essa região alta da Kurfürstendamm junto com a Tauentzienstrasse formam uma das principais zonas de comércio da cidade com várias lojas de moda de marcas internacionais e eletro-eletrônicos.
Em frente à Igreja está o Shopping Bikini Center, um shoping bem moderninho e super agradável.
Há algumas marcas internacionais, mas o forte daqui são principalmente as marcas alemãs como a Teufel, ótimo para encontrar aquela roupa diferentona, mas os preços não são de outlet.
O que eu achei super interessante foi a praça de alimentação. Hiper moder em um ambiente rústico/ chique e com várias opções de comidinhas que vão desde um croissant até tapas españolas.
Subimos até o terraço que tem vista para o Zoológico de Berlin no Tiergarten. Vale a pena!
Também vale dar uma passada na KaDeWe (Kaufhaus des Westes) a loja mais luxuosa de Berlin, um tipo de Harrods/ Galeria Lafayet alemã.
Logo na entrada eles te entregam o mapinha da loja que explica o que você encontrará em cada andar.
São sete andares onde se distribuem maquiagens, moda feminina e masculina, acessórios, artigos para a casa e crianças.
Há ainda uma parte só de souvenirs e uma dedicada a exclusivamente a artigos do Ampelmann, que é o homenzinho que aparece verde/ vermelho nos semáforos de Berlin.
O sexto e sétimo andares são uma mistura de praça se alimentação com Empório Santa Maria e seus artigos alimentícios de luxo. De todo tipo que você possa imaginar.
Para os amantes de chocolate há um paraíso sem fim de marcas belgas como Godiva, Neuhaus e para os amantes de chá, como eu, há, entre outros, Kusmi Tea e os chás da Fortnum & Mason de Londres que levam o selo de aprovação da Rainha.
Outra parte imperdível é a vitrine da Padaria Lênotre de Paris, principalmente a da parte de repostería. Dá para comprar as comidinhas em qualquer um dos stands que você quiser e comer nas mesinhas espalhadas tanto no sexto quanto no sétimo andar.
No sétimo andar tem um restaurante estilo buffet, que cá entre nós, serve até lagosta, e de quebra tem vista de Berlin.
Agora atenção: para os amantes do Natal como eu, na Kurfürstendamm n• 225-226 está a famosíssima loja Käthe Wohlfahrt (onde é Natal o ano todo!) com itens natalinos exclusivos como bolas, Adventskalender, enfeites entre outros.
Nessa área também está a entrada para o Aquário e para o Zoológico de Berlin que fica dentro do Tiergarten, que vistamos em 2011 e é muito legal. Vimos pandas, ursos polares, girafas e, se nós já nos encantamos, imagine se você estiver com crianças.
O Tiergarten é um parque imenso equivalente ao Central Parque de Nova York ou ao Hyde Park de Londres. Ele se estende desde o Zoológico de Berlin até o Portão de Brandenburgo.
É um lugar com muito verde e diversas fontes de água com muito espaço para relaxar, praticar esportes ou simplesmente passar o tempo. E sim, os alemães tomam banho de sol lá e muitos deles totalmente pelados.
O Tiergarten era um reduto de caça da realeza e foi só no fim do século XVII que o então rei da Prussia, Frederico III o converteu em um parque para o povo.
O Parque tem 3km de extensão e abriga uma mini ilha no centro e a Coluna da Vitória (Siegessäule) que celebra a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na Guerra dos Ducados em 1864.
Voltando para a Hardenbergstrasse (ao lado da Kurfürstendamm) dá para pegar o ônibus M45 e visitar o Palacio de Charlottenburg, a antiga residencia da familia real de Prussia.
A vista aos jardins é grátis. O ingresso para entrar no Palácio pode ser comprado tanto na bilheteria quanto online e custa 21€.
O Palácio foi construído a mando de Frederico l, para sua esposa, a princesa Sophie Charlotte e se chamava Lietzenburg.
Renomeado Charlottenburg após sua morte, foi morada de 7 gerações dos Hohenzollern.