A Alexanderplatz é considerada o ponto central de Berlin desde a Idade Média, quando ali acontecia o mercado do boi e até antes da Guerra era o epicentro da alta sociedade berlinense com seus edifícios clássicos e requintados que foram completamente destruídos pelos bombardeios.
Durante os 30 anos em que Berlin esteve dividida pelo muro, a Alexanderplatz foi o coração da Berlin Oriental.
A fim de mostrar seu poderio a DDR (República Democrática Alemã) ampliou a praça, a tranformou em peatonal e ergueu a imensa Torre de TV (Fernsehturm).
Na praça também está a Galeria Kaufhaus, uma espécie de Mappin com um supermercado incrível no primeiro piso, o shopping Alexa com a Saturn, uma loja incrível de eletro-eletrônicos que tem preços muito bons, a Primark e várias lojas ótimas como Adidas, Decathlon etc.
Nos meses de verão todo dia acontece uma feira com vários stands de comidinhas, ideal se você ainda não provou o famoso salsichão alemão: vá de Bratwurst no pão com bastante mostarda.
Na outra direção estão o Relógio Mundial, que marca a hora de todos os países do mundo e a Fonte da Amizade entre os povos, ambos de 1969.
Já na parte oeste da praça esta a Marienkirche, que construída em 1380, é a Igreja Evangélica mais antiga de Berlin, a Fonte de Neptuno e o prédio da Prefeitura, a rotes Rathaus.
Da Praça saem importantes avenidas construídas a época do comunismo como a Karl-Marx-Allee com vários exemplares da arquitetura soviética.
Caminhamos cerca de 800 metros até o Hackerscher Markt, outra praça na região central de Berlin, criada embaixo dos trilhos do trem, onde uma séries de restaurantes, barzinhos e birgartens se distribuem.
Tem sempre um músico de rua por lá para animar as tardes enquanto você aprecia uma cervejinha ou a vista do rio Spree e da Ilha dos Museus.
Se bater uma fominha experimente o Kebab do Mustafa’s Gemüse Kebap, é considerado um dos melhores da cidade, e é bem gostoso mesmo, acompanhado claro, da famosa Fritz Cola.
De lá atravessamos a rua até o Hackscher Höf na Rosenthaler Strasse, que é uma galeria famosa também por suas lojas de pequenas grifes e peças únicas e diferentes.
Aqui não é lugar para grandes marcas, então a missao aqui é garimpar de loja em loja pequenos achados.
As lojas estão espalhados pelas Rosenthaler Straße, Oranienburger Straße, Neue Schönhauser Straße, Alte Schönhauser Straße, Weinmeisterstraße, Münzstraße até voltar à Alexanderplatz.
Outro lugar interessante a poucos passos da Alexanderplatz é o Nikolaiviertel, que fica atrás da Prefeitura (rotes Rathaus).
É o bairro mais antigo de Berlin que conservou suas ruazinhas e casinhas medievais.
O lugar é a coisa mais fofa, cheia de restaurantes e café e vários banquinhos na beira do Spree. Por ali passava uma antiga rota comercial.
O ponto alto é a Igreja de San Nikolai, a mais antiga igreja católica de Berlin, extremamente fotogênica.