Alemanha · Berlim · Europa

Berlin Clássica, Alexander Platz e seus arredores

A Alexanderplatz é considerada o ponto central de Berlin desde a Idade Média, quando ali acontecia o mercado do boi e até antes da Guerra era o epicentro da alta sociedade berlinense com seus edifícios clássicos e requintados que foram completamente destruídos pelos bombardeios.

Durante os 30 anos em que Berlin esteve dividida pelo muro, a Alexanderplatz foi o coração da Berlin Oriental.

A fim de mostrar seu poderio a DDR (República Democrática Alemã) ampliou a praça, a tranformou em peatonal e ergueu a imensa Torre de TV (Fernsehturm).

Na praça também está a Galeria Kaufhaus, uma espécie de Mappin com um supermercado incrível no primeiro piso, o shopping Alexa com a Saturn, uma loja incrível de eletro-eletrônicos que tem preços muito bons, a Primark e várias lojas ótimas como Adidas, Decathlon etc.

Nos meses de verão todo dia acontece uma feira com vários stands de comidinhas, ideal se você ainda não provou o famoso salsichão alemão: vá de Bratwurst no pão com bastante mostarda.

Na outra direção estão o Relógio Mundial, que marca a hora de todos os países do mundo e a Fonte da Amizade entre os povos, ambos de 1969.

Já na parte oeste da praça esta a Marienkirche, que construída em 1380, é a Igreja Evangélica mais antiga de Berlin, a Fonte de Neptuno e o prédio da Prefeitura, a rotes Rathaus.

Da Praça saem importantes avenidas construídas a época do comunismo como a Karl-Marx-Allee com vários exemplares da arquitetura soviética.

Caminhamos cerca de 800 metros até o Hackerscher Markt, outra praça na região central de Berlin, criada embaixo dos trilhos do trem, onde uma séries de restaurantes, barzinhos e birgartens se distribuem.

Tem sempre um músico de rua por lá para animar as tardes enquanto você aprecia uma cervejinha ou a vista do rio Spree e da Ilha dos Museus.

Se bater uma fominha experimente o Kebab do Mustafa’s Gemüse Kebap, é considerado um dos melhores da cidade, e é bem gostoso mesmo, acompanhado claro, da famosa Fritz Cola.

De lá atravessamos a rua até o Hackscher Höf na Rosenthaler Strasse, que é uma galeria famosa também por suas lojas de pequenas grifes e peças únicas e diferentes.

Aqui não é lugar para grandes marcas, então a missao aqui é garimpar de loja em loja pequenos achados.

As lojas estão espalhados pelas Rosenthaler Straße, Oranienburger Straße, Neue Schönhauser Straße, Alte Schönhauser Straße, Weinmeisterstraße, Münzstraße até voltar à Alexanderplatz.

Outro lugar interessante a poucos passos da Alexanderplatz é o Nikolaiviertel, que fica atrás da Prefeitura (rotes Rathaus).

É o bairro mais antigo de Berlin que conservou suas ruazinhas e casinhas medievais.

O lugar é a coisa mais fofa, cheia de restaurantes e café e vários banquinhos na beira do Spree. Por ali passava uma antiga rota comercial.

O ponto alto é a Igreja de San Nikolai, a mais antiga igreja católica de Berlin, extremamente fotogênica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s