Alemanha · Europa · Wolfsburg

Autostadt: a Cidade do Automóvel na Alemanha

Aproveitando minha viagem de intercâmbio para Berlin, separei um dia para visitar a sede da minha empresa em Wolfsburg na Alemanha. Tinha algumas reuniões e benchmarkings para fazer, então passei quase o dia todo lá e na saída fomos visitar a Autostadt, que fica bem ao lado da fábrica da VW e que além de ser conecatada à ela é também uma atração turística.

Para chegar em Wolfsburg é muitro fácil de Berlim. Basta pegar o ICS (trem de alta velocidade) na Hauptbahnhof e em 1 hora você já está lá.

A cidade gira em torno da Volkswagen que patrocina o time local e emprega grande parte da população. Logo na saída do metrô você avista as famosas torres da fábrica e o Designers Outlet, super famoso na Europa, e com ótimos preços. Realmente vale uma visita – ele tem várias lojas legais como Ralph Lauren, Diesel, Abercrombie, Levi’s, Calvin Klein, Nike, Oakley e especialmente as marcas alemãs Adidas e Puma são muito, mas muito baratas.

Logo a frente está a Autostadt, que foi concebida concebida como um espaço de exposiçao para carros antigos e para entrar em contato com os compradores de veículos 0km. Ela surgiu nos anos 2000, ao lado da fábrica em um terreno auxiliar antes ocupado por uma fábrica de combustíveis. Com sete pavilhoes (um para cada marca do Grupo e cada um com sua atraçao especial) em uma superfície enorme separados por muita natureza, mais de 400 arquitetos trabalharam nesse projeto.

Desde a entrada você já fica impressionado com uma exoesfera gigante de 4,6 toneladas que pende do teto, obra do artista Ingo Gunter. Debaixo do globo, através de um piso de vidro se acendem 80 globos que representam os temas de interesse da ONU e OCDE. A partir daí se podem visitar varios espaços onde se replica a forma de criar um carro até informaçoes sobre o meio ambiente.

Também há um setor para crianças pequenas que aprendem a dirigir mini Volkswagens. Mas ela é muito mais que isso: a Autostadt armazena todos os carros 0km antes de sua entrega ao cliente final.

Ela é considerada um dos centros de atendimento ao cliente mais originais do mundo: aí se construiram duas torres enormes com vidro e aço com 20 andares, cada um com capacidade para 20 carros, um total de 400 carros.

Os carros novos chegam da fábrica sobre cintas automáticas que os transportam através de um sistema de túneis subterrâneos. Depois dechegar às torres, sao elevados hidraulicamente e depositados em uma vaga do edifício até que seus donos os retirem. Há dois transportadores que giram 180 graus para conseguir abastecer cada lado da torre. Quando chega o momento se ser entregado, o veículos é transportado para o térreo e levado por uma cinta até o Centro de Distribuiçáo que fica no prédio ao lado.

O complexo se completa com a presença das concessionárias das principais marcas da VW (Porsche, Audi, VW, Bentley, SEAT etc). estão reunidas no lugar e comprar um carro lá é um verdadeiro ritual que faz com que a compra seja uma verdadeira experiência. Uma verdaeira Disney dos Carros.

Também há um Premium Club onde está o Hotel Ritz-Carlton e um modelo futurista do Bugatti Veyron.

O lugar também é um  mini centro de entretenimento e enquanto espera o carro que escolheu você (ou visita) pode fazer um tour de trenzinho pela produção da fábrica da VW, visitar o museu de carros antigos, fazer tests drives, fazer ski aquático enquanto isso filhos brincasm pelos jardins, participam de oficinas de arte, dirigem mini carrinhos etc. Eu sou suspeita para falar, mas o lugar é incrível e vale muito a visita!

É claro que o lugar mais legal é o Museu do Automóvel, em um prédio todo aerodinâmico e que vai contando a história da marca através de seus modelos, desde o mais antigo até os atuales, uma verdadeira cidade do automóvel, criada para entreter a toda a família.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s