Bélgica · Bruxelas · Europa

Atomium e a Grande Bruxelas

A área chamada de Grande Bruxelas, como se fosse a Grande SP, fica fora do anel do anel viário que circunda a cidade, ou seja, fora do centro. Fora desse anel existem 19 subúrbios (comunas) que juntos formam a capital de Bruxelas. A maioria dessas comunas é residencial, mas em algumas há atrações como o caso do Atomium, Brupark e Laeken, como escrevi aqui, onde mora a família real belga.

Portanto não dá para ir a pé, mas é super fácil e rápido ir de metrô. Para visitar o Atomium, basta pegar a linha 6 (sentido Roi Badoulin) e descer na última estação – Heysel – que fica ao lado do parque. O ingresso custa 11 euros na bilheteria e pode ser comprado em conjunto com o do Brupark por 20 euros. Não dá pra comprar online.

Nossa primeira parada foi o Atomium, que assim com a Torre Eiffel, foi uma construção temporária para a Feira Mundial de 1958 e acabou permanecendo e hoje é dos marcos mais famosos da Bélgica. Esse modelo de aço foi criado pelo engenheiro belga André Waterkeyn para refletir a nova era da ciência e das viagens espaciais.

Se você gosta de tecnologia, é muito legal andar por dentro da estrutura e passar de uma ‘esfera’ para a outra. Cinco esferas são aberta para visitação. A primeira parada (de elevador) é na esfera mais alta que proporciona uma vista espetacular da cidade e abriga um restaurante também.

Depois disso você vai seguindo a sinalização e subindo e descendo (de escada rolante) de uma esfera à outra. Em cada esfera acontece uma exposição diferente sobre tecnologia.

O Brupark fica ao lado e abriga dois parques: o Mini Europe e o Océade que é um parque aquático tipo Wet ‘n Wild, além do cinema mais moderno da cidade, o Kinépolis e um outlet/ praça de alimentação + Playland para as crianças, o “The Village”. Abaixo, segue a vista dos parques a partir do Atomium.

O Mini Europe é lindo e me lembrou bastante o mini mundo de Gramado, já escrevi sobre ele aqui, só que maior com mais de 300 miniaturas de monumentos da Europa.

Mini Europe

 

Atomium – Praça l’Atomium, 1020, Bruxelas

Brupark – Boulevard du Centenaire, 1020, Bruxelas

 

Deixe uma resposta