Amsterdam · Europa · Holanda

7 comidas típicas para se deliciar em Amsterdam

Amsterdam não tem uma culinária muito típica, pois como já escrevi aqui a cidade é habitada por mais de 149 nacionalidades. Portanto a culinária é bem fusion, sendo a maioria dos restaurantes internacionais, e com bastante influência asiática. Há muitos restaurantes japoneses e a maioria das comidas ou leva curry ou vem com um molho de curry para acompanhar.

Veja os vídeos desses dias incríveis em Amsterdam no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLh0-vkODnMs8YruvbM6YE0DJDulsgU6ek

Além disso, os holandeses tem o hábito de não almoçar, isso mesmo, eles comem um sanduíche ou um croquete acompanhado de leite com suco de laranja (!) e pão com nutela ou chocolate granulado de sobremesa.

Seguem algumas opções típicas que aprovamos:

1) Batatas Fritas com Maionese

A batata frita belga (vlamse frites) domina o cenário e em cada esquina tem uma casa especializada em batatas fritas. Além disso, todos os lanches vem acompanhados de uma porção também e são deliciosas. São cortdas em palitos grossos, como uma batata rústica, e frita duas vezes, a primeira em banha de porco e a segunta em óleo vegetal :0 Super light, mas deliciosa.

E a parte light não para aí, depois de fritas você escolhe o molho que as acompanhará: maionese, catchup, amendoim entre outros. Os mais pedidos pelos holandeses são o holandês e o jupsauce (uma mistura de maionese, catchup e curry). É gostoso, mas o meu preferido é a tradicional maionese e o holandês “hollandaise”.

As batatas são servidas em cones enormes que custam cerca de 2,50 euros. As que mais gostei foram da lanchonete Vlaamse Frites.

2) Croquete de Carne (Bitterballen)

O croquete está para o holandês assim como o churrasco está para o Brasileiro. E não basta ser sozinho, tem que ser como recheio de um Broddje (pão de leite macio) e mostarda. Até o Mc Donalds tem um Mc Lanche croquete em seu menu.

É uma de-lí-cia! Tem que experimentar, o recheio é macio, parece um creme – indescritível! Pedimos junto com as fritas na lanchonete Vlaamse Frites (Voetboogstraat 33).

Mas a sua experiência holandesa nao estará completa se nao comer esse bolinho diretamente das máquinas automáticas de comidinhas espalhadas pela cidade. As comidinhas, geralmente fritas, custam em média 2 euros, você coloca sua moeda, a portinha se abre e você se delicia com um quitude holandes boníssimo e baratíssimo!

3) Broodjebaal

Outro recheio que eles colocam no famoso pão de leite (broodje) são almôndegas (broodjebaal), hamburgue (broodjehamburger) ou salsicha (broodje hot dog). Esse são vendidos nos food trucks espalhados pela cidade – em cada canto tem um. Experimentamos o nosso no Dam.

O pão é entregue com o recheio e os ingredientes (salada, pimentão, cebola frita, cenoura frita) e os molhos ficam na parte da frente do truck onde você se serve à vontade.

4) Haring (Arenque)

Uma delícia! Uma tradição típica da Holanda é comer o arenque cru com picles e cebola.

Lógico que os mais corajosos limpam o peixe, tiram a cabeça e comem o treco inteiro, mas onde fomos nos serviram cortado, com picles em um pão de leite.

Parece muito com sushi, achei delicioso. Vende nos food trucks espalhados pela cidade. Nós comemos na praça de alimentação do aeroporto Schiphol no restaurante Sea You.

5) Stroopwafel

Outra delícia holandesa! Duas camadas de wafer redondo recheados por caramelo. Dá pra comer puro como bolacha, mas o jeito certo é colocar na boca da xícara de chá ou café por uns minutos para que o caramelo derreta. Vende nos supermercados Albert Heijn e Hema.

 

6) Queijo Gouda (ou qualquer outro tipo)

As vacas holandesas já tem sua fama mundial e com razão. Os queijos são maravilhosos – o Gouda é o típico holandês que pode ser jovem, com 1 ou 2 anos de maturação, todos deliciosos, experimente todos! Ele pode também ser com páprica, pimenta, ervas, trufas, de cabra – experimente todos também!

Passe em qualque mercado Albert Heijn e faça a festa. Compre os com nomes diferentes também porque todos são deliciosos!

7) Zuurkool Stamppot

Finalmente um prato de comida! O prato mais típico da Holanda é o Stammpot – um salsichão “rookworst” defumado acompanhado por um purês de batata, repolho, bacon e mais alguns legumes que não consegui identificar.

A salsicha também é acompanhada por um molho que parece barbecue, mas não é ;). É gostoso, principalmente o purê, o defumado da salsicha “rookworst” achei bem forte, mas gostoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s