A localização de Lisboa é privilegiada e te permite esticadas a várias outras pequenas cidades como Évora, Fátima, Óbidos, Sintra, Cascais entre outras. Como tínhamos somente um dia reservado para esses passeios ‘extra’ escolhemos Sintra e sua vizinha Cascais que ficam a 28 km de distância. E foi um dos passeios que mais gostei! Também é possível ir de trem partindo da estação Rossio em Lisboa.
Em Sintra fica o famoso Castelo da Pena que é um dos mais bonitos e extravagantes da Europa, encrustrado na Serra de Sintra. Ele tem um estilo bem diferente dos demais, não é do estilo ‘Conto de Fadas’, sabe?
Tudo começou com um antigo convento que maravilhou o rei Fernando II que ordenou sua reforma e transformação em Castelo. A obra foi executada por um arquiteto alemão com várias influências românticas e árabes. Foi uma das últimas residências dos Reis Portugueses antes da implantação da República, quando o Castelo virou museu.
Com a morte do rei, o Castelo virou patrimônio nacional de Portugal e sua viúva continuou morando no Chalé da Condessa, dentro do próprio castelo.
Vale muito a pena entrar, pois os cômodos ainda estão intactos com móveis, objetos pessoais, presentes das realezas.
Além disse a vista da cidade de Caicais e do mar de lá de cima é linda!
Outra parada obrigatória é na Quinta da Regaleira desde que seu antigo dono transformou 4 hectares de terra em uma magnífico palácio rodeado por luxuosos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas. Nós nao tivemos tempo de visitar, mas é outra das atraçoes das cidade.
O centro histórico da cidade também é bem bonitinho com o Palácio de Sintra do século XV, suas ruazinhas estreitas e restaurantes e lojinhas charmosos. Imperdível é a Fábrica de Queijadas e Travesseiros Piriquita na Rua das Padarias, 1, com os doces mais famosos de Portugal.
Os famosos doces travesseiros e seu delicioso recheio de gemas, além do vinho Piriquita que é uma delícia e que sempre me lebra meu avô, pois era um de seus favoritos.