O Castelo de Schönbrunn é conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena e é um dos monumento mais famosos e mais bonitos da Áustria. Tanto o Castelo quanto os Jardins do Palácio foram abertos ao público em 1779 como uma área recreacional para a população vienense. Engloba uma área de 1,2 km e é considerado Patrimônio Mundial pelo UNESCO desde 1996.
Começou a ser construído no final do século XVII quando o imperador Leopoldo I contratou o arquiteto barroco Bemhard Fischer para projetar um Palácio de Caça para o herdeiro do trono ao lado do palácio imperial château de plaisance.
Meio século depois sob os cuidados de Maria Theresa o Palácio de Schönbrunn tornou-se o foco da vida na corte e pertenceu àdinastia dos Habusburg por seis séculos até passar para a República da Áustria em 1918 com o final da monarquia. Hoje é um dos maiores tesouros da Áustria.
- Como chegar
Fomos de metrô e descemos na estação U4 quase em frente ao portão prinicpal onde estão os guichês para a compra dos bilhetes. Há vários tipos de bilhetes cujo preço varia dependedendo do número de quartos e atrações que você deseja visitar – veja as opções aqui. Nós compramos o Classic Pass na hora, mas pegamos um pouco de fila. Aconselho a comprar online.
Um detalhe que você deve prestar atenção é quais quartos você deseja visitar e se o ingresso inclui a visita ao jardim do Palácio (Crown Prince Garden) e à Gloriette que são imperdíveis. O Classic Pass inclui quase todos os quartos, o jardim, a Gloriette e o Labirinto (Maze) que é uma área com atrações para as crianças, lanchonete e toiletes.

Depois de comprar os ingressos caminhamos até o Portão A e alugamos o audio guia, que é bem interessante, pois vai contando toda a história da Áustria e tem opção em português também.
- O que visitar
O interior do castelo é lindo, mas fotos são proibidas. Muitas obras de arte e objetos que eram usados pelos imperadores ainda estão lá como a cademia de ginástica da Sissi, toda feita de madeira, mas com aparelhos muito parecidos com os de hoje. O palácio é constantemente restaurado, portanto toda a decoração e pinturas estão em ótimo estado.
O jardim é o ponto alto do lugar, super bem cuidado, com flores coloridíssima, inúmeras fontes e esculturas, bem no estilo geométrico de Versalhes. Caminhamos por todo o jardim, passeamos no Labirinto e depois andamos até a Gloriette que é um terraço localizado no top do Schloss Berg.
Para entrar na Gloriette é preciso seu ingresso dê acesso ao terraço, pois é de onde se tem uma vista panorâmica do jardim e do palácio.
No interior do terraço em um espaço todo de vidro está o Café La Gloriette onde antes aconteciam as festas do palácio.
O lugar é muito bonito e ideal para se tomar um melange, o café com leite típico de Viena e um pedaço de Sacher Torte, a mais tradicional da região, que é basicamente um bolo de chocolate úmido com recheio de geléia de damasco e cobertura de chocolate.
À noite vários espetáculos e concertos acontecem no castelo. Dentro do próprio castelo, durante a visita, é possível comprar ingressos para a mesma noite inclusive.
SchlossSchönbrunner
SchönbrunnerSchloßstraße 47
Metrô – Estação U4