Uncategorized

Barcelona | Parque e Roseiral de Cervantes

O Parque de Cervantes foi inaugurado em Barcelona no ano de 1965. O seu criador Lluis Riudor i Carol era o diretor do Serviço Municipal de Parques e Jardins de Barcelona e decidiu desenhar um parque para exibir diversas variedades de rosas na cidade.

O parque conta com mais de 4 hectares e abriga mais de 245 variedades de rosas com um conjunto de 11.000 roseirais.

Há três áreas que mais se destacam no parque, a primeira delas é três o Jardim dos Perfumes, logo na entrada, passando as escadarias.

O perfume é uma das qualidades das flores, e, em particular das rosas, que mais fascina a humanidade desde a antiguidade. Na natureza o perfume das flores serve para atrair os insetos responsáveis pela polinização das espécies. Essa área agrupa algumas das rosas mais perfumadas do mundo, as rosas silvestres.

As diversas variedades dali estão entre as 240 espécies mais perfumadas do mundo como cítricos, de almiscar, mirra, uns mais metálicos e outros mais doces.

E realmente o cheirinho que exala no ar é maravilhoso e se pode sentir de todas as partes do parque. Esse cheiro muda conforme o horário do dia, a época do ano, a temperatura e a madurez das rosas.

Cada variedade de rosa leva uma plaquinha com seu nome, criador, localização geográfica e o ano em que foi criada ou descoberta.

Algumas das variedades já foram premiadas em diversos concursos internacionais o que nos leva para as outras duas áreas mais interessantes do parque, as áreas das rosas de concursos.

O sucesso do parque foi tanto que em 2001 começou-se a realizar nele um concurso internacional de rosas. O clima de Barcelona propicia o cultivo de rosas e podemos vê-las de Abril a Outubro sendo a floração máxima entre os meses de Maio e Junho quando precisamente se realiza o concurso.

 

Na primeira área estão as espécies de rosas premiadas desde o primeiro concurso realizado no parque.

Além das rosas em si, existem arbustos e pérgolas que deixam o lugar ainda mais bonito.

Na área atrás do Jardim dos Perfumes está a área das rosas do concurso do ano corrente, que são várias, e o mais legal é que você pode andar entre elas, fotografar, é tudo livre e gratuito e elas estão sempre bem cuidadas.

 

O parque continua por mais um trecho com outros roseirais, arbustos, pérgolas, atividades infantis, banquinhos e áreas para piqueniques.

Parque de Cervantes

Avenida Diagonal, 706, Barcelona

Aberto todos os dias das 10:00 às 19:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s