O Castelo de Neuschwanstein, que na minha opiniao, é um dos mais lindos do mundo, fica na Baviera, perto do povoado de Schwangau e Füssen no Ällgau.
Ela é a primeira (ou última) cidade da Rota Romântica da Alemanha, conforme o ponto de vista. O Castelo começou a ser construído entre 1869 e 1886 a mando do rei Ludwig II inspirado pelas obras de Richard Wagner de quem ele era mecenas.
Visitar o castelo por conta própria não é difícil e um bate e volta a partir de Munique é absolutamente possível, mas vai durar o dia todo.
- Como chegar
Para ir à Füssen de Munique você pode ir de carro ou preciso pegar um trem regional até o vilarejo de Hohenschwangau onde fica a parada do trem e/ ou sua última oportunidade de estacionar, na entrada do Castelo de Hohenschwangau, outro lindo castelo que pertecia ao pai de Ludwig II.
Segui a dica de uma amiga minha e fomos até a Estaçao Central de Munique (Munchen Hbf) onde fica a loja da http://www.radiustours.com/index.php/en/http://www.radiustours.com/index.php/en/”>Radius Tour ,¡. Essa agência é um achado porque eles oferecem vários tours em Munique e Baviera de graça! Você só paga as passagens e o que vai consumir e no final dá uma gorjeta ao guia.
Chegando na agência, fechamos o tour para o mesmo dia, compramos, junto com a guia, as passagens na própria estaçao de trens, pegamos os 2 trens e chegamos à bilheteria do castelo em Hohenschwangaus, que é o palácio do pai de Ludwig, bem próximo ao de Neuschwanstein.
De lá caminhamos até o ponto do ônibus que nos leva até o Castelo Neuschwanstein. O bilhete custa cerca de 1,60 euros.
Se você estiver de carro, esse também é o ponto mais próximo que você poderá chegar com ele. Estacione no estacionamento do Castelo (custa cerca de 6 euros) e caminhe até o ponto de ônibus.
O ônibus vai te deixar ao lado da Ponte Marienbrucke, de onde se tem a melhor vista do Castelo, do desfiladeiro e da cachoeira.
De lá caminhamos uns 15 minutos até o Castelo de Neuschwanstein e fizemos o tour guiado de 30 minutos. O tour tem que ser agendado com antecedencia e tem hora marcada.
- Bilhetes de Entrada
É muito recomendado reservar os tickets online com bastante antecedência. Só é possível comprar os tickets diretamente no Ticket Center do Castelo de Hohenschwangau para o mesmo dia da visita e para um horário específico.
Por isso reservar é tao importante porque os ingressos esgotam rapidamente e sempre há muita fila. A reserva é feita no site do Castelo onde você tem que preencher um formulário online de solictaçao. Você pagar 1,80 euros por pessoa para fazer a reserva e recebe o recibo da reserva por e-mail; apresenta na bilheteria no dia da visita e comprar o ticket na hora. Todas as informações de preços e horários também podem ser consultadas no mesmo site.
Nós nao fizemos nada disso porque a agência fez tudo para nós e grátis! Quando chegamos ao Castelo Neuschwanstein, a guia já tinha os nossos ingressos e nos entregou. Pagamos diretamente para ela o mesmo preço da bilheteria, cerca de €12.
Na entrada do castelo nos entregaram um audio guide e seguimos um guia próprio do castelo que ia mostrando o caminho e nos dando algumas informações. O tour dentro do castelo dura cerca de 35 minutos. Nao é permitido fazer fotos lá dentro.
Terminada a visita voltamos caminhando para a entrada do Castelo de Hohenschwangau, sao uns 20 minutos de caminhada e tem um pessoal oferencendo charrete por 6 euros para descer.
Se quiser você também pode fazer a visita guiada ao Castelo de Hohenschwangau e depois caminhar até o Lago Alpsee.
- Dentro do Castelo
A arquitetura do castelo é de estilo medieval e serviu de inpiração para Walt Disney criar o castelo da Cinderela no parque Magic Kingdom. Ele é conhecido como um verdadeiro castelo de contos de fadas.
O nome Neuschwanstein significa cisne de pedra e é inspirado na ópera de Lohengrin de Richard Wagner. Aliás toda a decoração do castelo é inspirada nas composições de Richard Wagner e as cenas e personagens das óperas estão presentes em todos os cômodos do castelo. No entanto, Ludwig morreu antes que o castelo ficasse pronto então somente 14 cômodos foram finalizados.
O castelo de Hohenshwangau, onde Ludwig passou sua infância também tem algumas pinturas inspiradas nas óperas de Wagner.
Os cômodos que mais gostamos foram a sala do trono, sem trono porque não chegou a ser finalizada, o quarto de Ludwig II, onde estão as pinturas mais bonitas e uma réplica de uma grutas com estalactites e estalagmites.
Diz a lenda que Ludwig II gastou quase todo o dinheiro do reino em sua construção e foi portanto declarado insano, mas sem ser examinado. Dias depois foi encontrado morto no lago do castelo ao lado do psiquiatra que fez o laudo. Ninguém sabe até hoje se eles foram assassinados ou se morreram afogados. A propriedade do castelo passou para o estado da Baviera.
Para conseguir recuperar o dinheiro gasto e pagar as contas do estado, em 1886 o castelo foi aberto para visitação e desde essa data recebe cerca de 1,3 milhões de visitantes todos os anos. É o castelo mais fotografado do mundo e um dos destinos mais visitados da Alemanha.