A Ópera de Viena foi planejada pelo arquiteto vienense August Sicard von Sicardsburg e a decoração e pintura foram feitas por vários artistas da epóca sendo destaque os afrescos na varanda do “Flautista Mágico’ pintados por Moritz von Schwind.
Ela foi oficilamente aberta em 1869 com a apresentação de Don Giovanne que contou com a presença do Imperador Franz Joseph e da Imperatriz Elisabeth.
Durante a Segunda Guerra a ópera foi bombardeada. Somente a fachada, a escadaria principal e o foyer permanceram intactos. Foi iniciada uma reconstrução que durou de 1945 a 1955. Foi reinaugurada em 1955 com a ópera Fidelio de Beethoven.
Hoje a ópera de Viena é uma das mais importantes do mundo e tem o repertório mais extenso.
Os tickets para os espetáculos podem ser comprados online, mas durante o verão, de Julho a Agosto, quando fomos, não há espetáculos, pois é o período de restaurações e manutenções necessárias.
No entanto nesse período é possível fazer um tour guiado pela ópera de aproximadamente 40 minutos que inclui o foyer, a escadaria principal, o Hall de Mármore, o Salão de Chá, o Foyer Schwind, o Hall Gustav Mahler e o auditório que inclui o palco e os bastidores.
Durante o tour a guia conta detalhes específicos sobre a ópera, a história da instituição e da arquitetura. Um detalhe interessante é a sala exclusiva usada pelo Imperador Franz Joseph e pela Imperatriz Elisabeth nos intervalos dos espetáculos.
Compramos os ingressos para o tour no próprio dia, pois acontecem de hora em hora e a bilheteria abre 10 minutos antes de cada tour. Não é preciso fazer reserva.
Todos os anos a Ópera sedia o Viena Opera Ball que em 2014 será em 27 de Fevereiro. O evento conta com toda a alta sociedade Vienense e acontece desde a época da monarquia. Hoje contam com apresentações de Ópera, do Ballet de Viena e várias estrelas internacionais. Os ingressos são bem concorridos e só podem ser reservados por carta ou fax – veja instruções aqui.