Partimos da cidade do Porto de manhã cedo rumo à Coimbra (122 km), cidade natal do meu bisavô, que eu queria muito conhecer. E a única coisa que eu fazia questão de conhecer era a Universidade de Coimbra, onde ele, assim com eu, estudou Direito.
Veja o vídeo desse dia incrível no meu canal do Youtube: https://youtu.be/Yh-JSkpxBRA
Lembro sempre da minha avó contando histórias sobre meu bisavô: sobre as fotos que ela tinha visto dele com capa preta na Universidade de Coimbra (ele era de Lisboa), de como ele havia ido ao Brasil com 31 anos (porque era curioso e queria novas aventuras), de como ele conheceu minha bisavó italiana, como eles se casaram, das visitas de sua família de Portugal com os “cordoes de ouro no pescoço” muito bem ressaltados pela minha vó, da fazenda que tinham em Campinas e como ela vivia lá, de como ele se tornou delegado de Campina e ganhou uma rua com seu nome lá, de como ele se tornou dono do Aeroporto de Vira Copos, de que quando se casaram, ele contratou um chef francês para ensinar minha bisavó a cozinhar porque ele gostava de comer bem kkk, de como ele a mimava entre outras histórias…
E a Universidade é realmente a grande atração da cidade com Palácio, Bibliotecas, Mosteiros e Igrejas. É uma cidade dentro de outra cidade. A Universidade sempre foi ligada à Realeza e isso fica bem claro no patrocínio dos edifícios e na estátuas dos governantes.
A parte mais interessante é o Paço das Escolas que inclui o antigo Palácio Real (a Sala dos Capelos, a Sala do Exame Privado e Sala das Armas), a capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina e a Prisão Académica.
Confesso que ao estar ali naquela praça, você começa a pensar em toda a história por trás de cada parede, de cada estátua, de cada pedra e sente um orgulho dos seus antepassados que puderam presenciar tudo aquilo.
Lembrava de cada história que minha vó me contava e principalmente dos estudantes de capa preta, que é típico dos estudantes de direito.
Partimos direto para Fátima (67 km). As estradas Portuguesas são excelentes, super seguras e bem sinalizadas.
Também é possível ir de Coimbra a Fátima de ônibus – a viagem leva 55 minutos e custa €10,50. Os ônibus saem do terminal da Rede Expressos na av. Fernão de Magalhães, 3000. A estação de ônibus de Fátima fica a 10 minutos do Santuário.
A cidade é super bem sinalizada e facilmente encontramos o Santuário. Um pouco antes da entrada há um pátio de estacionamento enorme e gratuito. Não nos hospedamos lá, mas a cidade tem muitas opções de hotéis bons.
A visita, no geral, não dura mais que duas horas. Visita-se o Santuário, quando chegamos estava acontecendo uma missa que assistimos e na saída há uma lojinha com santinhos, terços e as velas para as promessas.
Fora do Santuários também há muitas lojinhas de souvenirs, além das padarias que vendem o famoso pão de Fátima.
Passamos a manhã em Coimbra e parte da tarde em Fátima. No meio da tarde partimos para Lisboa (108 km).